Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Uso de Vídeos Didáticos como Ferramenta Pedagógica nas Escolas Atendidas pelo PIBID -Química da UFCG - CFP.

USING EDUCATIONAL VIDEOS AS A PEDAGOGICAL TOOL AT SCHOOLS ASSISTED BY PIBID-CHEMISTRY PROJECT OF UFCG-CFP

BATISTA, Manoel Vanderson V.; SANTOS, José Estrela dos; FILHO, José de Ribamar Bringel; OLIVEIRA, Camila Marcelino de; ABRANTES, Mikaely Soares de;

Completo:

Em tempos de desenvolvimento tecnológico, a presente pesquisa realizada com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira Lima e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo, ambas localizada na cidade de Cajazeiras - PB, e atendidas pelo subprojeto de Química do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do CFP/UFCG, apresenta dados sobre o uso de vídeos em atividades de ensino e aprendizagem. Teve como objetivo analisar a utilização dos vídeos didáticos, como ferramenta pedagógica nas aulas de Química, nas referidas escolas, e refletir sobre o papel deste recurso educativo como instrumento de aprendizagem. Em função da metodologia, realizou-se a exibição de um vídeo didático sobre reações químicas e, a seguir, houve aplicação de questionários aos estudantes, contendo perguntas abertas e fechadas, que objetivou colher informações acerca das concepções dos estudantes, referente ao vídeo didático como ferramenta pedagógica. Os dados evidenciados nos gráficos reforçam o entendimento dos participantes da pesquisa. A atividade foi empreendida por bolsista do subprojeto Química do PIBID do CFP/UFCG, que atuam nas duas escolas, no 1º ano do Ensino Médio de cada escola aqui elencada. A proposta se mostrou positiva, à medida que forneceu oportunidade a professores e alunos para refletirem sobre a importância dos vídeos didáticos para complementar e acrescer conhecimentos antes discutidos apenas na sala de aula.

Completo:

In times of technological development, this research presents data on the use of video in teaching and learning activities; it was performed with students from Professor Manoel Mangueira Lima Primary and Secondary State School as well as students from Cristiano Cartaxo Primary and Secondary State School, both located in Cajazeiras – PB, and both assisted by the Chemistry subproject of the Institutional Program of Introduction to Teaching (PIBID) of CFP/UFCG. We aimed to analyze the use of educational videos, as a pedagogical tool in Chemistry classes, at the mentioned schools; we also aimed to reflect on the role of this educational resource as a learning tool. Following the methodology, it held the exhibition of an educational video about chemical reactions, and then there was an application of questionnaires for the students, containing objective and subjective questions aimed to gather information about the conceptions of the students, referring to the didactic video as a pedagogical tool. The data highlighted in the graphs enhance the understanding of participants of the research. The activity was done by scholarship students of a Chemistry PIBID subproject of CFP / UFCG; they are acting at both schools in the 1st year of high school of each educational institution that was cited before. The proposal was positive, as it provided an opportunity for teachers and students to reflect on the importance of educational videos to complement and add the knowledge that was usually discussed only in the classroom.

Palavras-chave: Vídeos Didáticos; Ensino de Química; PIBID; Ferramenta Pedagógica; Ensino e aprendizagem.,

Palavras-chave: Educational Videos; Chemistry Education; PIBID; Educational Tool; Teaching and Learning.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq30

Referências bibliográficas
  • [1] ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: Aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, n° 24, p. 8-11, Novembro de 2006.
  • [2] SILVA, José Luiz da; SILVA, Débora Antonio da; MARTINI, Cleber; DOMIGOS, Diane Cristina Araújo; LEAL, Priscilla Gonçalves; BENEDETTI FILHO, Edemar; FIORUCCI, Antonio Rogério. A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, Vol. 34, n° 4, p. 189-200, Novembro de 201
  • [3] SILVA, H.R. R; SILVA, J.T; SOUSA, M. S. A utilização de vídeos didáticos como uma medida inovadora para o ensino de Química. In: Anais do SIMPEQUI, Simpósio brasileiro de educação química. Fortaleza – CE: Agosto de 2014.
  • [4] SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Lootens; TUNES, Elizabeth. Experimentar Sem Medo de Errar. p. 231-261. In: SANTOS,Wilson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otavio Aloisio. (org.) Ensino de Química em foco. 4ª Ed. Ijuí: UNIJUI, 2010.
  • [5] VASCONCELOS, Flávia C. G. C. de; MELO, Simone K. S. de; ARROIO, Agnaldo; LEÃO, Marcelo B. C. O uso vídeos no ensino de química: análise da temática nas publicações da química nova na escola. In: Anais do IX CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, COMUNICACIÓN: Girona - ES, 2013, p. 3624-3630.
  • [6] O metal que faz a água explodir (Superquímica). Disponível em http://www.manualdomundo.com.br/2013/02/experiencia-incrivel-de-quimica-sodio-com-agua/. Acesso às 17:22 h do dia 20 de Junho de 2015.
Como citar:

BATISTA, Manoel Vanderson V.; SANTOS, José Estrela dos; FILHO, José de Ribamar Bringel; OLIVEIRA, Camila Marcelino de; ABRANTES, Mikaely Soares de; "O Uso de Vídeos Didáticos como Ferramenta Pedagógica nas Escolas Atendidas pelo PIBID -Química da UFCG - CFP.", p. 191-197 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações