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O Estado da Arte sobre o Enfoque CTS nas Revistas da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

State of the Art on the Focus STS in Magazines of the National Network of Professional Education and Technology

SALES, Pedro Victor de Araújo; MARINHEIRO, Ítalo de Sousa; MARTINS, Riston Alex; NUNES, Albino Oliveira; SILVA, Denilson Antonio Maia da;

Completo:

A educação para a cidadania é um dos grandes objetivos que se impõe aos sistemas educativos internacionais, e em especial para a educação brasileira. Nesse contexto, o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surge como uma alternativa viável para a promoção da cidadania no ensino de ciências e tecnologia. Assim, este artigo tem como objetivo mapear a pesquisa sobre o enfoque CTS em revistas de instituições da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (RNEPT). Para tanto, fez-se um levantamento de todos os artigos científicos publicados nas revistas científicas dos IF´s, CEFET’s e Universidade Tecnológica (UT), a partir dos sites respectivos de cada revista, que apresentam artigos sobre o tema. Ao final, conclui-se que o enfoque CTS está presente em poucos periódicos do Brasil e que, consequentemente, há uma lacuna quanto a pesquisas sobre as possibilidades do uso desse enfoque na educação profissional.

Completo:

Education for citizenship is one of the great objectives that imposes on international education systems, especially for Brazilian education. In this context, the focus Science, Technology and Society (STS) emerges as a viable alternative for promoting citizenship in science education and technology. Thus, this article aims to map the research on the CTS approach in magazines institutions of the National Network of Vocational and Technological Education (NNVTE). Therefore, there was a survey of all scientific articles published in scientific journals of IF's, CEFET's and Technological University (UT), from the respective websites of each journal, presenting articles on the subject. Finally, it is concluded that the CTS approach is present in a few journals from Brazil and that, consequently, there is a gap as the research on the possibilities of using this approach in education.

Palavras-chave: CTS, Ensino, Estado da Arte, Rede de Educação Profissional.,

Palavras-chave: State of the Art; Science-Technology-Society, STS, Professional Education,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq27

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Como citar:

SALES, Pedro Victor de Araújo; MARINHEIRO, Ítalo de Sousa; MARTINS, Riston Alex; NUNES, Albino Oliveira; SILVA, Denilson Antonio Maia da; "O Estado da Arte sobre o Enfoque CTS nas Revistas da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica", p. 164-172 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq27

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