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MATERIAL PARTICULADO EM MOTORES OTTO DE INJEÇÃO DIRETA – UMA REVISÃO ATUALIZADA DA LITERATURA

Ostapiuk, Igor Faust; Daemme, Luiz Carlos; Penteado, Renato;

Artigo Completo:

Para enfrentar os desafios impostos pela legislação ambiental e em busca de uma eficiência energética a indústria automotiva vem desenvolvendo e aplicando a tecnologia de injeção direta em motores do ciclo Otto. Apesar das conhecidas vantagens, tal tecnologia apresenta fatores negativos, com destaque à formação de material particulado (MP). A formação de MP em motores Diesel é um fenômeno já conhecido, contudo nos motores Otto continua sendo um tema a ser mais bem estudado, principalmente sobre a concentração de MP de diâmetro médio nominal menor que 2,5 micrometros (PM2,5) nos gases de escape. Pela importância do tema, nas recentes revisões da legislação europeia foram impostos limites para emissão de MP em motores de injeção direta. O objetivo do presente artigo foi apresentar uma revisão atualizada a respeito da emissão de MP em motores Otto de injeção direta, enfocando as mais importantes publicações sobre o tema, o estado da arte e as legislações em vigor.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-73

Referências bibliográficas
Como citar:

Ostapiuk, Igor Faust; Daemme, Luiz Carlos; Penteado, Renato; "MATERIAL PARTICULADO EM MOTORES OTTO DE INJEÇÃO DIRETA – UMA REVISÃO ATUALIZADA DA LITERATURA", p. 527-546 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-73

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