Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

INFLUÊNCIA DO CONDENSADO NO SISTEMA EGR

Maia, Marcio Henrique Leme; Fleury, Agenor de Toledo; Trielli, Maurício Assumpção; Souza, Jairo de Lima; Nocciolini, Luiz Roberto; Higa, Roberto;

Artigo Completo:

As atuais exigências legais relativas à redução de emissões poluentes geradas por motores de ciclo diesel, tais como as relacionadas no Proconve 7 no Brasil, fazem com que seus fabricantes incluam e desenvolvam novas tecnologias ao motor e/ou aos dispositivos de póstratamento. Nas futuras propostas de legislações, os limites de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e de material particulado (MP) para os motores diesel serão cada vez menores. A recirculação dos gases de escape (EGR) para o coletor de admissão é uma tecnologia muito utilizada entre as estratégias de redução de produção de NOx a nível dos cilindros. Apesar de vir sendo estudada há muito tempo, essa é uma técnica que apresenta ainda significativo potencial de aplicação, apesar de, via de regra, aumentar as emissões de MP e, devido à formação excessiva de condensado no sistema, acelerar a degradação dos componentes do motor. Este trabalho, por meio do uso de um arranjo que permite variar a produção de condensado no circuito de recirculação, busca correlacionar as produções de NOx e MP com a quantidade desse condensado presente na admissão do motor. Desta forma, pretende-se averiguar a possibilidade de controlar os parâmetros de recirculação de gases de escape de maneira a satisfazer as futuras exigências das legislações de emissões e ainda evitar a degradação do motor. Os resultados obtidos em diversos ensaios realizados com esse propósito são relacionados neste trabalho e discutidos com o intuito de avaliar o potencial ainda disponível para o dispositivo EGR na redução da produção de gases poluentes emitidos na atmosfera por motores diesel.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Motor Diesel, Emissões, EGR, Condensado.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2014-21

Referências bibliográficas
  • [1] MUCHE, D. N. F. et al. Avaliação da Tecnologia EGR como solução para redução de emissões em motores diesel. XX Simpósio de Engenharia Automotiva, São Paulo, 25 Setembro 2012.
  • [2] BERGGREN, V. Condensation of Exhaust Gases in an EGR-cooler. KTH School of Industrial Engineering and Management. Stockholm, p. 80. 2008. (SE-100 44).
  • [3] MOLLENHAUER, K.; TSCHOEKE, H. Handbook of Diesel Engines. Berlin: Springer, 2010.
  • [4] HEYWOOD, J. B. Internal Combustion Engine Fundamentals. New York: McGraw- Hill Publishing, 1988.
  • [5] BRUNETTI, F. Motores de Combustão Interna. 3ª. ed. São Paulo: Blucher, v. II, 2012.
  • [6] TAUZIA, ; MAIBOOM, A.; SAMIUR, S. R. Experimental study of inlet manifold water injection on combustion and emissions of an automotive direct injection Diesel engine. Elsevier, Nantes, v. 35, n. 9, p. 3628–3639, 9 Setembro 2010.
Como citar:

Maia, Marcio Henrique Leme; Fleury, Agenor de Toledo; Trielli, Maurício Assumpção; Souza, Jairo de Lima; Nocciolini, Luiz Roberto; Higa, Roberto; "INFLUÊNCIA DO CONDENSADO NO SISTEMA EGR", p. 83-95 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações