Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

IDENTIFICAÇÃO DAS POTENCIAIS CAUSAS DE NÃO CORRELAÇÃO DA VIDA EM FADIGA DE UMA CARCAÇA DE UM EIXO TRASEIRO DE UM VEÍCULO PESADO, ENTRE SIMULAÇÃO E TESTE EM BANCADA, NO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO FREIO AUTOMOTIVO

Lisboa e Silva, Thiago Henrique de; Cararo, Nilton;

Artigo Completo:

Este documento apresenta um estudo comparativo entre uma simulação e cálculo, utilizando o método de análise de elementos finitos (FEA) e um teste prático de bancada da instalação de um freio a disco e uma carcaça de um eixo traseiro de um veículo pesado. A análise constitui determinar os componentes mais importantes, determinar o modelo tridimensional, realizar a simulação aplicando os esforços da aplicação, identificar as máximas tensões, calcular a vida em fadiga, medir e aquisitar as tensões do sistema realizando um teste prático e por fim determinar uma recomendação e liberação de utilização.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2014-16

Referências bibliográficas
Como citar:

Lisboa e Silva, Thiago Henrique de; Cararo, Nilton; "IDENTIFICAÇÃO DAS POTENCIAIS CAUSAS DE NÃO CORRELAÇÃO DA VIDA EM FADIGA DE UMA CARCAÇA DE UM EIXO TRASEIRO DE UM VEÍCULO PESADO, ENTRE SIMULAÇÃO E TESTE EM BANCADA, NO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO FREIO AUTOMOTIVO", p. 46-57 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações