Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ELIMINAÇÃO DE PROCESSO DE LIXAMENTO EM EIXOS DE TRANSMISSÃO UTILIZANDO REBOLO DE CBN VITRIFICADO

Martins, Paulo Sérgio; Gonçalves, Roney; Rezende, Daniel Bastos de; Miranda, Daniel; Goulart, Flavio;

Artigo Completo:

O processo de retificação vem apresentando grandes avanços na tecnologia de materiais utilizados na fabricação de rebolos. Liga de CBN vitrificado vem crescendo na aplicação de processo de retificação em eixos para transmissão. A substituição de abrasivos convencionais por superabrasivos (Rebolos), com vistas à otimização do processo, merece um estudo bem aprofundado, pois são muitos os fatores que influenciam no processo de retificação. Tolerâncias estreitas de forma geométrica e de posição, a grande sensibilidade do material em apresentar defeitos de origem térmica (microtrincas) e a necessidade do não aparecimento de rebarbas são os aspectos que mais dificultavam a introdução do novo tipo de abrasivo. A busca por redução de tempo e melhores superfícies tribológicas, vem impulsionando o crescimento da aplicação de rebolos de CBN nos processos de retificação de peças automotivas. Redução de tempo ciclo em um processo de retificação é fundamental para garantir a competitividade e um menor custo do processo, mas deve se levar em conta a qualidade da superfície gerada pela ferramenta. No presente estudo propõe-se avaliar a superfície Ra após aplicação do processo de retificação cilíndrica de eixos 19MNCR5 G temperado e revenido com 62 HRc), para certificar a possibilidade de eliminação do processo lixamento na utilização de rebolos de CBN vitrificado.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2014-24

Referências bibliográficas
Como citar:

Martins, Paulo Sérgio; Gonçalves, Roney; Rezende, Daniel Bastos de; Miranda, Daniel; Goulart, Flavio; "ELIMINAÇÃO DE PROCESSO DE LIXAMENTO EM EIXOS DE TRANSMISSÃO UTILIZANDO REBOLO DE CBN VITRIFICADO", p. 96-100 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações