Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

COMPARAÇÃO ENTRE OS MODELOS DE COMBUSTÃO WIEBE E FRACTAL PARA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM MOTOR FLEX OPERANDO COM DIFERENTES MISTURAS DE GASOLINA-ETANOL

Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; Machado, Guilherme Bastos; Matias, Filipe Augusto Serrão;

Artigo Completo:

A modelagem da combustão em motores é considerada uma questão complexa na área automotiva. Ainda são necessários desenvolvimentos adicionais para melhorar a simulação do desempenho e das emissões do motor com o uso de diferentes combustíveis. Para estudar a influência de diferentes misturas de gasolina-etanol em um motor do tipo FLEX, foram feitas simulações computacionais utilizando os modelos de combustão Wiebe e Fractal, com o de transferência de calor de Woschini. Após ajustes de parâmetros dos modelos, foi possível validar as simulações com o uso de dados experimentais de dinamômetro de motor. Pressão do cilindro, IMEP e dados de emissões foram calculados para diferentes misturas de gasolina e etanol em diferentes condições de operação do motor. Os resultados das simulações com o modelo Fractal foram comparados aos obtidos com o uso do modelo de combustão de Wiebe, mostrando vantagens e limitações de cada um para simular um motor FLEX com diferentes misturas de gasolina e etanol.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2014-40

Referências bibliográficas
Como citar:

Melo, Tadeu Cavalcante Cordeiro de; Machado, Guilherme Bastos; Matias, Filipe Augusto Serrão; "COMPARAÇÃO ENTRE OS MODELOS DE COMBUSTÃO WIEBE E FRACTAL PARA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM MOTOR FLEX OPERANDO COM DIFERENTES MISTURAS DE GASOLINA-ETANOL", p. 255-274 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-40

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações