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AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PASSAGEIROS DE VEÍCULOS ÀS PARTÍCULAS ULTRAFINAS EM CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE UM GRANDE CENTRO URBANO.

Guarieiro, Lilian L. N.; Guerreiro, Egídio T. A.; Pinho, Paulo A.; Vieira, Rodrigo P.; Andrade, Jailson B. de; Miguel, Antonio H.;

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Existem evidências de impactos adversos à saúde, decorrentes da exposição humana relacionada à poluição de partículas ultrafinas (da Andlt; 100 nm), oriundas do tráfego urbano. À medida que mais passageiros estão gastando uma parcela significativa de sua rotina diária dentro de veículos, é cada vez mais relevante o estudo dos níveis de exposição a poluentes nocivos no interior do veículo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a exposição de passageiros a partículas ultrafinas (da = 100 nm) no interior de veículos nas condições de tráfego da cidade de Salvador-BA. Um contador de partículas modelo 3910 TSI foi utilizado para determinar a concentração de partículas de 100 nm no interior de um veículo. A exposição de passageiros a partículas ultrafinas foi avaliada em 5 regiões de Salvador, com diferentes condições de tráfegos. O sitio com baixo fluxo de ar e alto fluxo de veículos pesados foi o que apresentou maior faixa concentração de partículas (100 nm) no interior do veículo (0,6E+06 a 1,4E+07 #/cm3) e o sito com alto fluxo de ar e baixo fluxo de veículos apresentou menor a faixa de concentração (0,3E+05 a 0,3E+06 #/cm3). Além disso, quanto maior o nível de radiação solar, maior poderá ser o nível de exposição dos passageiros às partículas.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2014-51

Referências bibliográficas
Como citar:

Guarieiro, Lilian L. N.; Guerreiro, Egídio T. A.; Pinho, Paulo A.; Vieira, Rodrigo P.; Andrade, Jailson B. de; Miguel, Antonio H.; "AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PASSAGEIROS DE VEÍCULOS ÀS PARTÍCULAS ULTRAFINAS EM CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE UM GRANDE CENTRO URBANO.", p. 380-386 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-51

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