Abstract - Open Access.

Idioma principal

Análise Microbiológica do Pescado Salgado e Seco Comercializado no Mercado Municipal de Cruz Das Almas, Bahia, Brasil

Análise Microbiológica do Pescado Salgado e Seco Comercializado no Mercado Municipal de Cruz Das Almas, Bahia, Brasil

Silva, Rebeca Ayala Rosa da ; Vieira, Brenda Borges ; Silveira, Carla Silva da ; Carvalho, Elaine Araújo de ; Júnior, Paulo Sérgio Pedroso Costa ; Barreto, Norma Suely Evangelista ;

Abstract:

O pescado é um alimento que possui importância nutricional devido o levado teor protéico, lipídios de boa qualidade e altos teores de vitaminas e minerais. O hábito de ingerir pescado varia conforme a região, sendo que a população utiliza as feiras livres e mercados municipais para adquirir o pescado em suas diversas formas de comercialização. No município de Cruz das Almas, Bahia, Brasil, o pescado salgado e seco é muito apreciado em virtude dos pratos típicos da região, como o acarajé e espetos de peixe seco, além do preço mais acessível. Devido à elevada suscetibilidade dos produtos da pesca, os processos de salga e secagem são métodos antigos e bastante utilizados na conservação do pescado, em virtude do baixo custo. A salga e a secagem são realizadas de acordo com o conhecimento popular, muitas vezes, sem o emprego das Boas Práticas de Manipulação e falhas higiênicossanitárias durante a comercialização. Estes fatores comprometem a inocuidade do produto final podendo estar envolvido em surtos alimentares. Baseado nisso, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade microbiológica do pescado salgado e seco comercializado em quatro boxes do mercado municipal de Cruz das Almas, Bahia, Brasil. Foram realizadas análises microbiológicas em 12 amostras de pescado salgado e seco, três amostras por estabelecimento, quanto à presença de coliformes a 45ºC, bactérias halofílicas e fungos filamentosos e leveduras. A presença de coliformes a 45ºC variou de 6,5 x 106 UFC.g-1 est. e para os fungos filamentosos e leveduras de 6,5 x 106 UFC/g est. A elevada carga microbiana de bactérias halofílicas e fungos filamentosos e leveduras no pescado salgado e seco indica falhas no processo de armazenamento e manipulação, principalmente porque os feirantes desconhecem as boas práticas de manipulação, evidenciando a perda de qualidade do produto devido alterações organolépticas que diminuirão o tempo de prateleira do alimento.

Abstract:

Palavras-chave: Bactérias halofílicas, Coliformes a 45ºC, Pescado, Salga,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-187

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Rebeca Ayala Rosa da; Vieira, Brenda Borges; Silveira, Carla Silva da; Carvalho, Elaine Araújo de; Júnior, Paulo Sérgio Pedroso Costa; Barreto, Norma Suely Evangelista; "Análise Microbiológica do Pescado Salgado e Seco Comercializado no Mercado Municipal de Cruz Das Almas, Bahia, Brasil", p. 371-372 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-187

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações