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A INTRODUÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO NO ENSINO DO PLANEJAMENTO URBANO E PROJETO URBANÍSTICO

THE INTRODUTION OF USE OF GEOPROCESSING TOOLS IN TEACHING URBAN PLANNING AND URBAN DESIGN

Frota, Naggila Taissa Silva;

Artigo Completo:

Abordaremos o papel das ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação e sua influência na formação do estudante de Arquitetura e Urbanismo, destacando as mudanças de perspectiva que o uso do Geoprocessamento e de Sistemas de Informação Geográficas (SIGs) traz para a profissão. As vantagens na utilização de informações espaciais georreferenciadas no processo de planejamento urbano decorre principalmente da habilidade dos SIGs de manipular dados de diferentes formatos oriundos de diversas fontes o que facilita análises espaciais complexas. Nosso objetivo é descrever o que está sendo desenvolvido no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará a partir do estudo de caso das disciplinas do eixo de Projeto Urbano. O SIG auxilia na etapa de diagnóstico da área de estudo aplicando procedimentos de captura e importação de dados brutos, edição, armazenamento e estruturação de banco de dados geográficos, consulta e análise relacionada ao tema principal da disciplina e apresentação dos resultados obtidos. Constata-se o maior entendimento por parte dos alunos quanto as vantagens do uso do SIG, bem como as implicações dessa ferramenta no processo de planejamento urbano, além de estarem mais preparados para lidar com a realidade da escassez de dados.

Artigo Completo:

We will discuss the role of information and communication technology and its influence on the formation of the student of architecture and urbanism, highlighting the changes in perspective that the use of Geoprocessing and Geographic Information Systems (GIS) brings to the profession. The advantages in using spatial geo-referenced information in the urban planning process stems mainly from the ability of GIS to manipulate data of different formats from various sources which facilitates complex spatial analysis. Our goal is to describe what is being developed in the undergraduate program in architecture and Urbanism from the Federal University of Ceará from a case study of the disciplines of the axis of urban project. The SIG helps in the diagnosis of the study area by applying procedures for capturing and importing of raw data, editing, storing and structuring of geographical database, query, and analysis related to the main theme of the discipline and presentation of the results obtained. Note the greater understanding by the students as the advantages of the use of GIS, as well as the implications of this tool in the process of urban planning, in addition to being more prepared to deal with the reality of the scarcity of data.

Palavras-chave: Planejamento Urbano. Projeto Urbanístico. Sistema de Informação Geográfica. Geoprocessamento., Urban Planning. Urban Project. Geographic Information System. Geoprocessing.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-tic2015-056

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Como citar:

Frota, Naggila Taissa Silva; "A INTRODUÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO NO ENSINO DO PLANEJAMENTO URBANO E PROJETO URBANÍSTICO", p. 630-640 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-056

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