Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Estado da Arte sobre o Enfoque CTS nas Revistas da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

State of the Art on the Focus STS in Magazines of the National Network of Professional Education and Technology

SALES, Pedro Victor de Araújo ; MARINHEIRO, Ítalo de Sousa ; MARTINS, Riston Alex ; NUNES, Albino Oliveira ; SILVA, Denilson Antonio Maia da ;

Completo:

A educação para a cidadania é um dos grandes objetivos que se impõe aos sistemas educativos internacionais, e em especial para a educação brasileira. Nesse contexto, o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surge como uma alternativa viável para a promoção da cidadania no ensino de ciências e tecnologia. Assim, este artigo tem como objetivo mapear a pesquisa sobre o enfoque CTS em revistas de instituições da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (RNEPT). Para tanto, fez-se um levantamento de todos os artigos científicos publicados nas revistas científicas dos IF´s, CEFET’s e Universidade Tecnológica (UT), a partir dos sites respectivos de cada revista, que apresentam artigos sobre o tema. Ao final, conclui-se que o enfoque CTS está presente em poucos periódicos do Brasil e que, consequentemente, há uma lacuna quanto a pesquisas sobre as possibilidades do uso desse enfoque na educação profissional.

Completo:

Education for citizenship is one of the great objectives that imposes on international education systems, especially for Brazilian education. In this context, the focus Science, Technology and Society (STS) emerges as a viable alternative for promoting citizenship in science education and technology. Thus, this article aims to map the research on the CTS approach in magazines institutions of the National Network of Vocational and Technological Education (NNVTE). Therefore, there was a survey of all scientific articles published in scientific journals of IF's, CEFET's and Technological University (UT), from the respective websites of each journal, presenting articles on the subject. Finally, it is concluded that the CTS approach is present in a few journals from Brazil and that, consequently, there is a gap as the research on the possibilities of using this approach in education.

Palavras-chave: CTS, Ensino, Estado da Arte, Rede de Educação Profissional.,

Palavras-chave: State of the Art; Science-Technology-Society, STS, Professional Education,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq27

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, J. S. DE et al. A interdisciplinaridade por meio da pedagogia de projetos: uma análise do projeto “Horta Escolar: aprenda cultivando hortaliças ” numa perspectiva CTSA. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 4, n. 1, p. 179–191, 2014.
  • [2] ARAÚJO, M. S. T.; FORMENTON, R. Utilização de mapa conceitual como ferramenta de análise de trabalhos científicos. HOLOS, v. 1, p. 171–181, 2015.
  • [3] ALONSO, Á. V.; MAS, M. A. M. Concepções de professores en formación sobre naturalesa de la ciencia y la tecnología.pdf. Tecnologia & Cultura, n. 13, p. 18–28, 2008.
  • [4] BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. DO V. O que é CTS, afinal, na Educação Tecnológica.pdf. Tecnologia & Cultura, n. 13, p. 46–53, 2008.
  • [5] CEREZO, J. A. L. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, v. 18, p. 41–68, 1998.
  • [6] CHRISPINO, A. O enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade e seus impactos no ensino.pdf. Tecnologia & Cultura, n. 13, p. 7–17, 2008.
  • [7] CORRÊA, A.; ARAÚJO, M. Tendências temáticas dos trabalhos em Física apresentados no II Seminário Ibero-Americano de Ciência , Tecnologia e Sociedade ( II Resumo Introdução. Educação & Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 23–45, 2010.
  • [8] CORRÊA, A.; ARAÚJO, M. Aspectos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade ( CTS ) no mapeamento das produções acadêmicas sobre a educação profissional de nível técnico no âmbito das instituições federais de educação tecnológica Resumo. Educação & Tecnologia, v. 18, n. 3, p. 9–23, 2011.
  • [9] GLAVICH, E. E. Los Estudios CTS: una crítica marxista a los constructivistas y a los críticos. Educação & Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 21–26, 2000.
  • [10] KRUGER, J.; PREZILIUS, A.; LEITE, S. Alfabetização científica com enfoque CTSA: produção de um jornal da ciência no Ensino Médio público. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 3, n. 2, p. 79–97, 2013.
  • [11] LOBINO, M.; NETO, G. Projetos Matrizes energéticas: temática para o ensino de ciências a partir da abordagem CTSA. Sala de Aula em Foco, v. 01, n. 2, p. 31–38, 2012.
  • [12] MARCHEZINI, R.; TEIXEIRA, M. Geração de energia elétrica : uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade na disciplina de Física Experimental 1. Educação & Tecnologia, v. 19, n. 3, p. 46–58, 2014.
  • [13] MATIAS, V. Ciência, tecnologia e sociedade : O lugar do ensino de geografia. Educação & Tecnologia, v. 17, n. 3, p. 56–66, 2012.
  • [14] MELO, T.; CHRISPINO, A. Ideologia da certeza matemática: contribuições reflexivas do enfoque CTS. Ciências & Ideias, v. 5, n. 2, p. 100–119, 20
  • [15] MONTEIRO JÚNIOR, F. N.; CARVALHO, W. L. P. DE. O ensino de acústica nos livros didáticos de física recomendados pelo PNLEM: análise das ligações entre a física e o mundo do som e da música. HOLOS, v. 1, p. 137–154, 2011.
  • [16] NUNES, A. O. et al. Atitudes e crenças sobre as relações CTSA de estudantes do curso de Edificações na modalidade EJA: uma análise por períodos. HOLOS, v. 5, p. 244–254, 2010.
  • [17] NUNES, A. O.; DANTAS, M.; SOUZA, L. DI. As relações CTSA na licenciatura em química: uma proposta de recurso didático. Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 03, n. 2, p. 33–51, 2013.
  • [18] PINTO, J. A.; MACIEL, M. D. Discussão e debate de questões CTS por alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Química: definições de ciência e tecnologia. HOLOS, v. 01, p. 247–257, 2014.
  • [19] PORRO, S. Ciencia, tecnología, Sociedad y Educación - una perspectiva de gênero.pdf. Tecnologia & Cultura, n. 13, p. 29–36, 2008.
  • [20] SANTOS, M.; AMARAL, C.; MACIEL, M. Temas sociocientíficos (cachaça) em aulas práticas de química na educação profissional : uma abordagem CTS. Educação & Tecnologia, v. 16, n. 1, p. 37–48, 2011.
  • [21] SOUZA, F. L.; GONÇALVES, T. V. O. Bases epistemológicas subjacentes ao enfoque CTS no ensino de química. ACTA Tecnológica, v. 6, n. 2, p. 30–36, 2011.
  • [22] SOUSA, C. M.; GOMES, G. F. A importância do enfoque CTS na graduação de engenheiros. Educação & Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 87–94, 2010.
  • [23] TRÓPIA, G.; AMORIM, F.; MARTINS, M. C. Aproximações sobre a organisação do conhecimento científico nas propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire e CTS no ensino de ciências.pdf. Tecnologia & Cultura, n. 13, p. 37–45, 2008.
  • [24] VAZ, C. R. ;FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O Surgimento da Ciência , Tecnologia e Sociedade ( CTS ) na Educação : Uma Revisão. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. Anais, n. Uma revisão, p. 98–116, 2009.
  • [25] VILARDO, M. DE C. B.; MATOS, G. I.; AZEVEDO, M. Perspectivas de atividades experimentais em biologia, considerando o enfoque CTS. Tecnologia & Cultura, n. 13, p. 7–16, 2011.
Como citar:

SALES, Pedro Victor de Araújo; MARINHEIRO, Ítalo de Sousa; MARTINS, Riston Alex; NUNES, Albino Oliveira; SILVA, Denilson Antonio Maia da; "O Estado da Arte sobre o Enfoque CTS nas Revistas da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica", p. 164-172 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq27

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações