XI Encontro de Física Aplicada

O Encontro Científico de Física Aplicada propõe uma divulgação da ciência por meio da exposição lúdica, prática e teórica através de minicursos, de palestras e de seminários. As várias apresentações nos primeiros eventos mostraram a Física como ciência integrada aos mais variados aspectos da vida cotidiana por meio de uma linguagem clara e acessível. Além disso, espera-se deste evento desmistificar parte da intangibilidade associada às disciplinas em sala de aula, além de incentivar a formação de novos professores/cientistas.

O Encontro Científico de Física Aplicada tem como finalidade ser um canal direto entre a universidade e os cidadãos, logo, sua realização amplia o leque de atuação da instituição junto à sociedade. Portanto, com este projeto o Grupo de Física Aplicada/UFES busca atuar de forma mais direta na formação científica dos cidadãos, ainda que de forma limitada. Para alcançar este objetivo, o Encontro Científico de Física Aplicada é realizado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo. Espera-se como resultado difundir conhecimentos no campo da física e ciências (teórica e aplicada) através de seminários, cursos e minicursos. Para esta finalidade, o VIII Encontro Científico de Física Aplicada teve a contribuição de pesquisadores do CNPq. Desta forma o Encontro Científico de Física Aplicada pôde dar manutenção de um fórum para área de ciências aplicadas. Em particular incentivou as instituições públicas e privadas a continuar desenvolvendo pesquisa em vez de importar simplesmente conhecimento.

O objetivo do Encontro Científico de Física Aplicada é de congregar alunos de iniciação científica, graduação e pós-graduação, pesquisadores e alunos do nível médio interessados na ciência. São também objetivos: