Site do evento

Comissão organizadora

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

Dezembro 2020 vol. 8 num. 3

Idioma principal | Segundo idioma

13º Seminário Internacional NUTAU 2020

13th International Seminar NUTAU 2020

Eixo temático 1 - PLANEJAMENTO E MANEJO DA ARBORIZAÇÃO URBANA: REFLEXOS NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS

Thematic axis 1 - URBAN AFFORESTATION PLANNING AND MANAGEMENT; IMPLICATIONS IN WASTE GENERATION

Conferência nacional

National conference

Mesa redonda

Roundtable

Sessão técnica – artigos científicos

Technical session - scientific articles

Eixo temático 2 - PROJETOS E EXPERIÊNCIAS DE VALORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS ARBÓREOS URBANOS

Thematic axis 2 - PROJECTS AND EXPERIENCES IN URBAN WASTE VALUING

Conferência internacional

International Conference

Mesa redonda

Roundtable

Sessão técnica – artigos científicos

Technical session - scientific articles

Eixo temático 3 - REQUISITOS TÉCNICOS E ROTAS TECNOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPONENTES E PRODUTOS

Thematic axis 3 - TECHNICAL REQUIREMENTS AND TECHNOLOGICAL ROUTES FOR COMPONENTS AND PRODUCT DEVELOPMENT

Conferência internacional

International Conference

Mesa redonda

Roundtable

Sessão técnica – relatos de projetos

Technical session - project reports

Eixo temático 4 - ESTRATÉGIAS PARA GESTÃO DOS RESÍDUOS DA ARBORIZAÇÃO URBANA EM CASCATA

Thematic axis 4 - STRATEGIES FOR URBAN AFFORESTATION WASTE MANAGEMENT THROUGH CASCADING APPROACH

Conferência internacional

International Conference

Mesa redonda

Roundtable

Sessão técnica – artigos científicos e relatos de projetos

Technical session - scientific articles and project reports

O Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura, do Urbanismo e do Design da Universidade de São Paulo – NUTAUUSP, é um dos NAPs – Núcleos de Apoio à Pesquisa vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Dedica-se ao desenvolvimento, coordenação e difusão de investigação científica e multidisciplinar nas diversas áreas abrangidas pela tecnologia da arquitetura, do urbanismo e do design, focadas no contexto e em demandas do país, buscando também constante diálogo com a experiência internacional. Como parte de suas atividades regulares, desde 1996 o NUTAU organiza seminários internacionais bienais, abordando temas emergentes e significativos para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação.
O ano de 2020 foi desafiador em inúmeros sentidos. Impulsionados pelas questões de saúde pública advindas da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), que exigiu o isolamento social como medida preventiva, impasses de cunho social e econômico tiveram reflexos na educação e no campo científico. Dentre as dinâmicas das práticas educativas, emergiram as atividades virtuais e remotas, o que reverberou também na realização de eventos, com o fortalecimento dos encontros mediados pela tecnologia digital.
Assim, o 13º Seminário Internacional NUTAU 2020 ocorreu em 17 e 18 de novembro de 2020 de forma remota e teve como tema central a “Valorização de resíduos da arborização urbana”. O reconhecimento da importância da arborização urbana para as cidades, tanto por razões ambientais quanto estéticas, foi o foco central. Ela propicia inúmeros benefícios às condições locais, purificando o ar, reduzindo o ruído, tornando o solo urbano mais permeável, mitigando a formação de “ilhas de calor” e protegendo a fauna; além disso, promove efeitos significativos no paisagismo, criando maior beleza cênica, zonas de sombra, ambientes para descanso e contemplação. Por outro lado, seu planejamento e sua gestão envolvem um conjunto de atividades complexas, onerosas e diversas interações, muitas vezes conflituosas, com a infraestrutura urbana e com agentes públicos e privados.
Entre estas atividades, foi dado destaque àquelas relacionadas ao manejo arbóreo, poda, remoção de árvores e destinação desses resíduos, com o objetivo de explorar e divulgar iniciativas e estudos promissores, da perspectiva da sustentabilidade, da economia circular e da abordagem sistêmica. O manejo de tais resíduos envolve volumes e custos consideráveis. Grande parte deles ainda é descartada em lixões e aterros; em poucos locais seu destino é a compostagem ou a geração de energia pela queima. Ainda que as duas últimas alternativas propiciem uma destinação ambientalmente adequada destes resíduos e formas de aproveitamento, não exploram o melhor potencial de boa parte deles como matéria-prima, na perspectiva do uso em cascata, preconizado pela economia circular. Existem experiências internacionais muito relevantes nesta direção, inclusive com geração de renda, integração de diferentes elos da cadeia produtiva, agentes públicos, privados e comunidade científica; entretanto, o Brasil ainda está muito distante de uma abordagem mais sistêmica do problema.
Mais recentemente o assunto tem despertado o interesse de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, evidenciando o potencial do emprego destes materiais em diferentes configurações e combinações, seja no espaço urbano, na arquitetura ou no design, como elemento construtivo, mobiliário urbano, móveis, pequenos objetos de madeira, auxílio a barreiras acústicas, entre outras aplicações. Da mesma forma, designers e arquitetos empreendedores têm desenvolvido projetos empregando estes materiais de forma inovadora, abrindo nichos de mercado promissores, embora de forma ainda tímida e empírica, manifestando dificuldade de acesso à informação científica sistematizada sobre o tema.
Assim, considerando a lacuna identificada, a importância do assunto no contexto urbano e o crescente interesse pelo tema no país, e acreditando no potencial da Universidade de São Paulo na articulação dos diferentes atores envolvidos, em prol do avanço, da articulação e da disseminação da pesquisa científica aplicada ao urbanismo, à arquitetura e ao design, é que surgiu a proposta deste evento. 
Os Eixos de abordagem versaram sobre: 1. Planejamento e manejo da arborização urbana; reflexos na geração de resíduos; 2. Projetos e experiências de valorização dos resíduos arbóreos urbanos; 3. Requisitos técnicos e rotas tecnológicas para desenvolvimento de componentes e produtos; e, 4. Estratégias para gestão dos resíduos da arborização urbana em cascata.
Cada um dos quatro eixos de abordagem foi dividido em três sessões: Conferência; Mesa Redonda com palestras; e Sessão Técnica com apresentações de artigos científicos ou relatos de projetos. Mais de vinte especialistas apresentaram seus trabalhos sobre o assunto: três conferencistas eram dos Estados Unidos e quatro pesquisadores especializados participaram de cada mesa redonda. Os vídeos de todas as sessões do evento estão disponíveis no Canal do NUTAU no Youtube, no link indicado ao final deste texto.
Uma das grandes satisfações em relação aos resultados do evento foi o interesse despertado. As Figuras de 1 a 5, a seguir, ilustram a origem, o perfil dos 642 participantes inscritos, e o número de visualizações de cada atividade transmitida online.



























Figura 1: Mapa de indicação das cidades e estados de origem dos inscritos no país
 























































































































 
Como se pode verificar, praticamente todos os estados brasileiros estiveram representados, incluindo participantes com origem em 222 cidades, sendo 92 destas cidades só no estado de São Paulo; houve ainda participantes de outros países da América do Sul, como Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela. Este público vincula-se a 190 universidades brasileiras e 11 estrangeiras (além dos países mencionados, houve participantes ligados a universidades da Austrália, Canadá, Chile, Itália, Portugal e Suécia); a 35 órgãos do setor público, principalmente prefeituras; e ainda a algumas escolas do ensino médio e ONGs ambientais.
Devido à importância da temática do evento do ponto de vista da educação para a cidadania, a sustentabilidade, a economia circular, e o papel que um festival de games pode desempenhar no estímulo a uma participação ativa do jovem na vida da cidade, de forma lúdica e fortalecendo suas capacidades de planejamento, visão sistêmica e cooperação, o “VIII Festival Games for Change América Latina Online 2020” firmou parceria com o NUTAU. Como consequência, um dos 10 desafios de gamificação propostos para o festival, foi o tema “Cidades Lúdicas”, com destaque para a gestão de resíduos da arborização urbana. O evento foi realizado entre os dias 5 e 12 de dezembro de 2020. Mais informações no site https://latam.gamesforchange.org/.
 
Site do evento e redes sociais do NUTAU
§  Site institucional: www.usp.br/nutau2020/
 
São Paulo/SP, novembro de 2020.
 
Ranny Nascimento Michalski                                    Cyntia Santos Malaguti de Sousa
Presidente                                                                 Coordenadora do Comitê Organizador
NUTAU                                                                       NUTAU 2020

The Research Center in Technology of Architecture, Urbanism and Design at the University of São Paulo - NUTAUUSP, is one of the NAPs - Research Support Centers linked to the Dean of Research at the University of São Paulo. It is dedicated to the development, coordination, and dissemination of scientific and multidisciplinary research in the various areas covered by the technology of architecture, urbanism, and design, focused on the context and demands of the country, also seeking constant dialogue with international experience. As part of its regular activities, since 1996 NUTAU has been organizing biennial international seminars, addressing emerging and significant themes for the advancement of knowledge in its areas of activity.
2020 has been a challenging year in many aspects, driven by public health issues arising from the pandemic caused by the coronavirus (COVID-19), which required social isolation as a preventive measure. Because of this, social and economic impasses were reflected in learning and in the scientific field. Among the dynamics of the educational practices, virtual and remote activities emerged, which also had an impact on the realization of face-to-face events, with the strengthening of meetings mediated by digital technology.
Thus, the 13th International Seminar NUTAU 2020 took place on November 17 and 18, 2020 remotely and had as its central theme the “Valorization of residues from urban afforestation”. The recognition of the importance of urban afforestation for cities, both for environmental and aesthetic reasons, was the central focus. It provides numerous benefits to local conditions, purifying the air, reducing noise, making urban soil more permeable, mitigating the formation of “heat islands” and protecting fauna; in addition, it promotes significant effects on landscaping, creating greater scenic beauty, shaded areas, environments for rest and contemplation. On the other hand, its planning and management involve a set of complex, costly and diverse interactions, often conflicting, with the urban infrastructure and with public and private agents.
Among these activities, emphasis was placed on those related to tree management, pruning, tree removal and disposal of this waste, with the aim of exploring and disseminating promising initiatives and studies, from the perspective of sustainability, the circular economy, and the systemic approach. The management of such waste involves considerable volumes and costs. Most of them are still disposed of in dumps and landfills; in a few places their destination is composting or the generation of energy by burning. Although the last two alternatives provide an environmentally appropriate destination for these residues and ways of using them, they do not explore the best potential of a good part of them as raw material, in the perspective of cascade use, recommended by the circular economy. There are relevant international experiences in this direction, including income generation, integration of different links in the production chain, public, private agents and the scientific community; however, Brazil is still a long way from a more systemic approach to the problem.
More recently, the subject has aroused the interest of researchers from different Brazilian universities, highlighting the potential of using these materials in different configurations and combinations, whether in urban space, architecture, or design, as a constructive element, urban furniture, indoor furniture, small objects wood, aid to noise barriers, among other applications. Likewise, enterprising designers and architects have developed projects using these materials in an innovative way, opening promising market niches, albeit in a still timid and empirical way, showing difficulty in accessing systematized scientific information on the subject.
Thus, considering the identified gap, the importance of the subject in the urban context and the growing interest in the theme in the country, and believing in the potential of the University of São Paulo in articulating the different actors involved, in favor of the advancement, articulation and dissemination of scientific research applied to urbanism, architecture and design, the proposal for this event arose.
The axes of approach dealt with 1. Urban afforestation planning and management; implications in waste generation; 2. Projects and experiences in urban waste valuing; 3. Technical requirements and technological routes for components and product development; and 4. Strategies for urban afforestation waste management through cascading approach.
Each of the four axes of approach was divided into three sessions: Conference; Roundtable with lectures; and Technical Session with presentations of scientific articles or project reports. More than twenty specialists presented their work on the subject: three keynote speakers were from USA and four specialized researchers took part in each roundtable. Videos from all sessions of the event are available on the NUTAU Channel on YouTube, at the link indicated at the end of this text.




























Figure 1: Brazilian map indicating the cities and states where the subscribed participants came from
 

 














































































































 
 
 
As it can be seen, almost all Brazilian states were represented, covering 222 municipalities, 92 of which in the state of São Paulo alone; there were also participants from other South American countries, such as Bolivia, Ecuador, Uruguay, and Venezuela. These participants are linked to 190 Brazilian and 11 foreign universities (in addition to the countries mentioned, there are participants linked to universities in Australia, Canada, Chile, Italy, Portugal, and Sweden); 35 public sector bodies, mainly city halls, and some high schools and environmental NGOs.
Due to the importance of the theme of the event from the point of view of education for citizenship, sustainability, the circular economy, and the role that a games festival can play in stimulating the active participation of young people in city life, in a playful way and strengthening their capacities for planning, systemic vision and cooperation, the “VIII Festival Games for Change Latin America Online 2020” signed a partnership with the NUTAU. As a result, one of the 10 gamification challenges proposed for the festival was the theme “Playful Cities”, with emphasis on the management of waste from urban afforestation. The event was held between December 5 and 12, 2020. More information at: https://latam.gamesforchange.org/.
 
NUTAU event website and social networks
§  Institutional website:  www.usp.br/nutau2020/
 
São Paulo / SP, November, 2020.
 
Ranny Nascimento Michalski                              Cyntia Santos Malaguti de Sousa
NUTAU President                                                NUTAU 2020 Organizing Committee Coordinator



Coordenação geral
Prof. Dra. Cyntia Santos Malaguti de Sousa (NUTAU/FAU USP)
 
Comitê organizador
Profa. Dra. Alessandra Rodrigues Prata Shimomura (FAU USP)
Profa. Dra. Cyntia Santos Malaguti de Sousa (NUTAU / FAU USP)
Profa. Dra. Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski (NUTAU / FAU USP)
Profa. Dra. Sheila Walbe Ornstein (NUTAU / FAU USP)
Prof. Dr. Tomás Queiroz Ferreira Barata (FAU USP)
Caio Dutra Profírio de Souza (aluno do PPG-Design/FAU USP)
Clara Bartholomeu (aluna do curso de graduação em Design FAU USP/POLIMI)
Bruno Vinicius de Palma Novaes (aluno do PPG Design/FAAC UNESP)
 
Comitê científico
Profa. Dra. Adriana Maria Nolasco (ESALQ USP)
Profa. Dra. Akemi Ino (EESC USP)
Prof. Dr. Alexandre Jorge Duarte de Souza (EEIM UNESP)
Prof. Dr. Amilton Arruda (CAC UFPE)
Profa. Dra. Ana Karla Freire de Oliveira (EBA UFRJ)
Profa. Dra. Andréa Franco Pereira (EA UFMG)
Profa. Dra. Ângela do Valle (GIEM UFSC)
Profa. Dra. Cibelle Haddad Taralli (FAU USP)
Profa. Dra. Cristiane Aun Bertoldi (FAU USP)
Profa. Dra. Daniella do Amaral Mello Bonatto (DAU UFES)
Profa. Dra. Denise Dantas (FAU USP)
Prof. Dr. Juliano Fiorelli (FZEA USP)
Profa. Dra. Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo (DEPC UEMG)
Profa. Dra. Lisiane Ilha Librelotto (CCE UFSC)
Profa. Dra. Marta Enokibara (FAAC UNESP)
Prof. Dr. Paulo Cesar Machado Ferroli (CCE UFSC)
Prof. Dr. Rafael Burlani Neves (PMGPP UNIVALI)
Prof. Dr. Tomás Queiroz Ferreira Barata (FAU USP)

Mediadores
Profa. Dra. Alessandra Prata Shimomura (FAU USP)
Prof. Dr. Amilton Arruda (CAC UFPE)
Profa. Dra. Cibelle Haddad Taralli (FAU USP)
Profa. Dra. Cristiane Aun Bertoldi (FAU USP)
Profa. Dra. Denise Dantas (FAU USP)
Prof. Dr. Eugenio Fernandes Queiroga (FAU USP)
M. Sc. Luciana Schwandner Ferreira (SVMA PMSP)
Profa. Dra. Marta Enokibara (FAAC UNESP)
Prof. Dr. Miguel Luiz Bucalem (EPUSP / USP Cidades)
Prof. Dr. Paulo Cesar Machado Ferroli (CCE UFSC)
Profa. Dr. Ranny Michalski (NUTAU / FAU USP)
Profa. Dr. Roberta Consentino Kronka Mülfarth (FAU-USP / USP Cidades)
Profa. Dr. Sheila Walbe Ornstein (NUTAU / FAU USP)
Prof. Dr. Tomás Queiroz Ferreira Barata (FAU USP)
 
 
 
Design gráfico e identidade visual
Clara de Souza Bartholomeu
Caio Dutra Profírio de Souza
 
Mídias sociais
Bruno Vinicius de Palma Novaes
 
Desenvolvimento de site
Davi Hosogiri
Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski
 
Monitores
Ana Clara Matta Verpa
Ana Samira Velasquez Chinchilla
André Velardi Capocchi
Beatriz Tanzi Martins
Betina de Biazzi
Caio Dutra Profirio de Souza
Fabio Bellucci
Felipe G. Gripa
Gustavo Alves Machado
Lucas Nascimento Santos
Priscilla Wazima
Tiago Souto Schutzer
 
Apoio técnico
Fotovídeo FAU
 
 
A Comissão Organizadora do NUTAU 2020 agradece ao Prof. Dr. André Leme Fleury pelo contato inicial com a Editora Blücher.

General Coordination
Prof. Dra. Cyntia Santos Malaguti de Sousa (NUTAU/FAU USP)
 
Organizing Committee
Profa. Dra. Alessandra Rodrigues Prata Shimomura (FAU USP)
Profa. Dra. Cyntia Santos Malaguti de Sousa (NUTAU / FAU USP)
Profa. Dra. Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski (NUTAU / FAU USP)
Profa. Dra. Sheila Walbe Ornstein (NUTAU / FAU USP)
Prof. Dr. Tomás Queiroz Ferreira Barata (FAU USP)
Caio Dutra Profírio de Souza (aluno do PPG-Design/FAU USP)
Clara Bartholomeu (aluna do curso de graduação em Design FAU USP/POLIMI)
Bruno Vinicius de Palma Novaes (aluno do PPG Design/FAAC UNESP)
 
Scientific Committee
Profa. Dra. Adriana Maria Nolasco (ESALQ USP)
Profa. Dra. Akemi Ino (EESC USP)
Prof. Dr. Alexandre Jorge Duarte de Souza (EEIM UNESP)
Prof. Dr. Amilton Arruda (CAC UFPE)
Profa. Dra. Ana Karla Freire de Oliveira (EBA UFRJ)
Profa. Dra. Andréa Franco Pereira (EA UFMG)
Profa. Dra. Ângela do Valle (GIEM UFSC)
Profa. Dra. Cibelle Haddad Taralli (FAU USP)
Profa. Dra. Cristiane Aun Bertoldi (FAU USP)
Profa. Dra. Daniella do Amaral Mello Bonatto (DAU UFES)
Profa. Dra. Denise Dantas (FAU USP)
Prof. Dr. Juliano Fiorelli (FZEA USP)
Profa. Dra. Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo (DEPC UEMG)
Profa. Dra. Lisiane Ilha Librelotto (CCE UFSC)
Profa. Dra. Marta Enokibara (FAAC UNESP)
Prof. Dr. Paulo Cesar Machado Ferroli (CCE UFSC)
Prof. Dr. Rafael Burlani Neves (PMGPP UNIVALI)
Prof. Dr. Tomás Queiroz Ferreira Barata (FAU USP)
 
Moderators
Profa. Dra. Alessandra Prata Shimomura (FAU USP)
Prof. Dr. Amilton Arruda (CAC UFPE)
Profa. Dra. Cibelle Haddad Taralli (FAU USP)
Profa. Dra. Cristiane Aun Bertoldi (FAU USP)
Profa. Dra. Denise Dantas (FAU USP)
Prof. Dr. Eugenio Fernandes Queiroga (FAU USP)
M. Sc. Luciana Schwandner Ferreira (SVMA PMSP)
Profa. Dra. Marta Enokibara (FAAC UNESP)
Prof. Dr. Miguel Luiz Bucalem (EPUSP / USP Cidades)
Prof. Dr. Paulo Cesar Machado Ferroli (CCE UFSC)
Profa. Dr. Ranny Michalski (NUTAU / FAU USP)
Profa. Dr. Roberta Consentino Kronka Mülfarth (FAU-USP / USP Cidades)
Profa. Dr. Sheila Walbe Ornstein (NUTAU / FAU USP)
Prof. Dr. Tomás Queiroz Ferreira Barata (FAU USP)
 
 
Graphic design and visual Identity
Clara de Souza Bartholomeu
Caio Dutra Profírio de Souza
 
Social Networks
Bruno Vinicius de Palma Novaes
 
Site development
Davi Hosogiri
Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski
 
Monitors
Alexia de Alcântara Dória                        
Ana Clara Matta Verpa
Ana Samira Velasquez Chinchilla
André Velardi Capocchi
Beatriz Tanzi Martins
Betina de Biazzi
Caio Dutra Profirio de Souza
Fabio Bellucci
Felipe G. Gripa
Gustavo Alves Machado
Lucas Nascimento Santos
Priscilla Wazima
Tiago Souto Schutzer
 
Technical Support
Fotovídeo FAU
 
 
The NUTAU 2020 Organizing Committee thanks Prof. Dr. André Leme Fleury for the initial contact with Blücher Publisher.