Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Validação de diretrizes para o design de Recursos Educacionais Abertos em formato de livro digital: um estudo com especialistas
Validation of guidelines for the design of Open Educational Resources in digital book format: a study with experts
Reis, Priscila C. ; Araújo, Célia Maria de ;
CIDI 2025:
Este artigo apresenta o processo de validação de diretrizes para o design de Recursos Educacionais Abertos em formato de livro digital. A pesquisa adotou abordagem quantitativa aplicada, realizada na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrando uma pesquisa maior, contou com a participação de oito especialistas em Design Editorial e diagramação. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para avaliação. Foram compiladas 134 diretrizes, das quais 128 foram validadas. O artigo discute as contribuições do IVC, destacando sua importância para o aprimoramento das diretrizes, conferindo rigor científico à validação.
CIDI 2025:
This article presents the validation process of guidelines for the design of Open Educational Resources in fixed-layout digital book format. The research adopted a quantitative applied approach, conducted at the Distance Education Department of the Federal University of Rio Grande do Norte. Integrating a larger study, it involved the participation of eight experts in Editorial Design and layout. The Content Validity Index (CVI) was used as the evaluation tool. A total of 134 guidelines were compiled, of which 128 were validated. The article discusses the contributions of the CVI, highlighting its importance in improving the guidelines and providing scientific rigor to the validation.
Palavras-chave: índice de validade de conteúdo, design gráfico, design editorial, diretrizes, recursos educacionais abertos,
Palavras-chave: graphic design, editorial design, guidelines, open educational resources,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091078
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Como citar:
Reis, Priscila C.; Araújo, Célia Maria de; "Validação de diretrizes para o design de Recursos Educacionais Abertos em formato de livro digital: um estudo com especialistas", p. 566-579 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091078
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