Blucher Education Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-695X
Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula
Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula
Sá, Murillo Pires de; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de; Lima, Daniela Borges de; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, Adriana Santos P.; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo Santos
Resumo:
O uso do lúdico em sala de aula se relaciona ao desenvolvimento de brincadeiras, jogos e atividades com a função educativa, o lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo e por sua vez proporciona o desenvolvimento do conhecimento de forma agradável gerando interesse por parte dos alunos. Este estudo teve como objetivo demonstrar o uso de atividade lúdica em sala de aula, através de perguntas e respostas interdisciplinares, utilizando um jogo inspirado na “batata quente” convencional. Os alunos foram dispostos em um circulo voltados para o centro no primeiro momento, e voltados para fora em um segundo momento, e uma bola foi sendo passada de mão em mão enquanto uma musica tocava ao fundo, quando a música parava o aluno que estivesse com a bola em mãos deveria sortear uma pergunta de múltipla escolha entre quarenta que foram selecionadas especificadamente para a aplicação dessa atividade, as perguntas tiveram caráter interdisciplinar, ou seja, trabalhavam varias áreas do conhecimento estabelecendo as relações existentes entre as disciplinas, provocando a reflexão e promovendo a aprendizagem, cada acerto gerava um brinde de forma a reforçar positivamente, cada erro foi corrigido pelo próprio aluno após ser estimulado e auxiliado a alcançar a resposta correta. A avaliação ocorreu de forma dinâmica com o intuito de verificar o desempenho dos alunos durante as atividades propostas e aplicar o lúdico como forma de ensino de maneira divertida, diferente do convencional que por muitas vezes é recebido como “chata” por parte dos alunos. Após a atividade os alunos descreveram o que conseguiram aprender com a atividade e a importância de utilizar jogos para gerar o interesse dos alunos no conteúdo. Com a utilização desta metodologia foi possível alcançar a sala de maneira atrativa promovendo a participação de todos os alunos alcançando o objetivo e auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
O uso do lúdico em sala de aula se relaciona ao desenvolvimento de brincadeiras, jogos e atividades com a função educativa, o lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo e por sua vez proporciona o desenvolvimento do conhecimento de forma agradável gerando interesse por parte dos alunos. Este estudo teve como objetivo demonstrar o uso de atividade lúdica em sala de aula, através de perguntas e respostas interdisciplinares, utilizando um jogo inspirado na “batata quente” convencional. Os alunos foram dispostos em um circulo voltados para o centro no primeiro momento, e voltados para fora em um segundo momento, e uma bola foi sendo passada de mão em mão enquanto uma musica tocava ao fundo, quando a música parava o aluno que estivesse com a bola em mãos deveria sortear uma pergunta de múltipla escolha entre quarenta que foram selecionadas especificadamente para a aplicação dessa atividade, as perguntas tiveram caráter interdisciplinar, ou seja, trabalhavam varias áreas do conhecimento estabelecendo as relações existentes entre as disciplinas, provocando a reflexão e promovendo a aprendizagem, cada acerto gerava um brinde de forma a reforçar positivamente, cada erro foi corrigido pelo próprio aluno após ser estimulado e auxiliado a alcançar a resposta correta. A avaliação ocorreu de forma dinâmica com o intuito de verificar o desempenho dos alunos durante as atividades propostas e aplicar o lúdico como forma de ensino de maneira divertida, diferente do convencional que por muitas vezes é recebido como “chata” por parte dos alunos. Após a atividade os alunos descreveram o que conseguiram aprender com a atividade e a importância de utilizar jogos para gerar o interesse dos alunos no conteúdo. Com a utilização desta metodologia foi possível alcançar a sala de maneira atrativa promovendo a participação de todos os alunos alcançando o objetivo e auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/sma2016-res002
Referências bibliográficas
- [1]
Como citar:
Sá, Murillo Pires de; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de; Lima, Daniela Borges de; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, Adriana Santos P.; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo Santos; "Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula", p-229-230.
In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1].
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/sma2016-res002
últimos 30 dias
77
downloads
23
visualizações
4
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula JO - Blucher Education Proceedings VL - 2 IS - 1 SP - 229 EP - 230 PY - 2017 T2 - Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE AU - , , , , , , SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/sma2016-res002 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/utilizando-a-ludicidade-para-ensino-interdisciplinar-em-sala-de-aula-25398 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Sá20144,
title="Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula",
journal="Blucher Education Proceedings",
volume="2",
number="1",
pages="229 - 230",
year="2017",
note="",
issn="2318695X",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/sma2016-res002",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/utilizando-a-ludicidade-para-ensino-interdisciplinar-em-sala-de-aula-25398",
author="Murillo Pires de Sá", "Jéssica Paula Jacinto de Oliveira", "Daniela Borges de Lima", "Geraldo Sadoyama", "Adriana Santos P. Sadoyama", "Paulo Alexandre de Castro", "Leonardo Santos Andrade",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Murillo Pires de Sá, Jéssica Paula Jacinto de Oliveira, Daniela Borges de Lima, Geraldo Sadoyama, Adriana Santos P. Sadoyama, Paulo Alexandre de Castro, Leonardo Santos Andrade, Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 229-230, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/sma2016-res002 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/utilizando-a-ludicidade-para-ensino-interdisciplinar-em-sala-de-aula-25398) Palavras-chave:: ;