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Uso do modelo Freturb na análise das interdependências entre aspectos do transporte urbano de carga e do planejamento urbano em uma região central do município de São Paulo

Use of the Freturb model in the analysis of the interdependencies between aspects of urban freight transport and urban planning in a central region of the municipality of São Paulo

Montmorency Silva, Thiago Canhos ; Marins, Karin Regina de Castro ;

Resumo:

O trato da carga urbanaainda é incipiente no planejamento integrado das cidades brasileiras. Oobjetivo deste trabalho é analisar aspectos do transporte urbano de carga eparâmetros do planejamento urbano por meio da aplicação do modelo Freturb emuma área urbana, localizada na região central do município de São Paulo.Freturb estima o número de veículos atraídos por uma área urbana, em função dostipos, tamanhos e das densidades dos estabelecimentos comerciais instalados, emfunção das suas necessidades logísticas. Seus resultados possibilitamcaracterizar a geração dos movimentos da carga urbana e seus impactos em umaárea urbana. Dentre as principais inter-relações identificadas, destacam-se osrespectivos resultados: a relação das densidades de empregos com a demovimentações de carga; a correlação do perfil econômico do estabelecimento como tempo da operação de carga/descarga; a relação entre a diversidade dasdensidades de movimentações de carga e os diferentes setores econômicos dacidade. Espera-se, com este trabalho, contribuir, em âmbito brasileiro, para odesenvolvimento de instrumentação e parametrização integradas e intersetoriais,neste caso, com especial atenção ao transporte urbano de carga com as políticasde uso e ocupação do solo no município de São Paulo.

Resumo:

The treatment of the urban freight is still incipient in the integrated planning of Brazilian cities. The objective of this work is to analyze aspects of urban freight transport and urban planning parameters by applying the Freturb model in an urban area, located in the central region of the city of São Paulo. Freturb estimates the number of vehicles attracted by an urban area, depending on the types, sizes and densities of the commercial enterprise installed, depending on their logistical needs. Their results make it possible to characterize the generation of urban freight movements and their impacts in an urban area. Among these inter-relationships, the results are: the ratio of the densities of jobs with urban freight movements; the correlation of the economic profile of the enterprise with the time of the loading/unloading operations; the relationship between the diversity of the densities of freight movements and the different economic sectors of the city. The aim of this work is to contribute, in the Brazilian context, to the development of integrated and inter-sectoral instrumentation and parameterization, in this case, with special attention to the urban freight transport with the land use policies in the city of São Paulo.

Palavras-chave: transporte urbano de carga, uso e ocupação do solo, densidades urbanas, modelagem urbana, Freturb,

Palavras-chave: urban freight transport, land use, urban densities, urban modeling, Freturb,

DOI: 10.5151/singeurb2019-102

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Como citar:

Montmorency Silva, Thiago Canhos; Marins, Karin Regina de Castro; "Uso do modelo Freturb na análise das interdependências entre aspectos do transporte urbano de carga e do planejamento urbano em uma região central do município de São Paulo", p. 759-766 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-102

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