Artigo - Open Access.

Idioma principal

USO DE SECADOR ROTATÓRIO COM RECHEIO DE INERTES NA DESIDRATAÇÃO DO CAMU-CAMU (MYRCIARIA DUBIA)

USE OF ROTARY DRYER WITH INERT BED IN DEHYDRATION OF CAMU-CAMU (MYRCIARIA DUBIA)

FONSECA, THABATA DO CARMO; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA; SILVA, THAÍSE CRISTINA DA; SILVA, NEITON CARLOS DA; DUARTE, CLAUDIO ROBERTO;

Artigo:

O camu-camu (Myrciaria dubia) é um fruto tropical nativo da região Amazônica, que têm despertado interesse pelo seu elevado conteúdo de vitamina C e de compostos antioxidantes. Porém, o mesmo também é caracterizado por apresentar alto teor de umidade, sendo necessária a aplicação de técnicas de desidratação para seu aproveitamento. Dentre as metodologias existentes, o secador rotatório com recheio de inertes tem tido grande relevância uma vez que o equipamento se destaca pela possibilidade de secar materiais pastosos e por possuir um produto pós-secagem pronto para comercialização. Para definição da melhor condição experimental de secagem da polpa, almejando-se a obtenção de um produto com pouca umidade, baixa atividade de água e de um processo com bom rendimento, foram explorados os efeitos de diferentes variáveis de processo como concentrações de agente carreador (maltodextrina), da temperatura do ar, do fator de enchimento e da velocidade de rotação. Os resultados obtidos indicaram a eficiência desse método para um possível aproveitamento do camu-camu desde que a desidratação seja realizada em condições adequadas de suas variáveis.

Artigo:

Palavras-chave: MYRCIARIA DUBIA, SECADOR ROTATóRIO, RENDIMENTO,

Palavras-chave: MYRCIARIA DUBIA, ROTARY DRYER, YIELD,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA18

Referências bibliográficas
Como citar:

FONSECA, THABATA DO CARMO; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA; SILVA, THAÍSE CRISTINA DA; SILVA, NEITON CARLOS DA; DUARTE, CLAUDIO ROBERTO; "USO DE SECADOR ROTATÓRIO COM RECHEIO DE INERTES NA DESIDRATAÇÃO DO CAMU-CAMU (MYRCIARIA DUBIA)", p. 1799-1805 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA18

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações