Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Uso de água do mar em tingimento têxtil para efeito de lavanderia: Uma alternativa prática e sustentável

Ferreira, Iêda Letícia de S. ; Freire, Aline G. ; Oliveira, Fernando Ribeiro ; Steffens, Fernanda ;

Artigo completo:

A cadeia produtiva têxtil possui vários setores e cada um deles é de extrema importância para a qualidade final dos produtos. Cada área têxtil demanda em seus processos elevados volumes hídricos e os principais responsáveis por tal demanda são os beneficiamentos químicos. Em contrapartida a este elevado consumo, existe uma evidente crise dos recursos hídricos a nível nacional e mundial. Dentre os processos de beneficiamentos, o processo de lavanderia é um acabamento estético, que é dado ao tecido (comumente realizado no denim) para aumentar o valor agregado do produto. São conferidos vários efeitos visuais de variação e desbotamento da cor, que criam uma aparência exclusiva. O corante da superfície dos tecidos é alterado e/ou retirado por vários métodos de lavagem, métodos que muitas vezes não são sustentáveis. Tendo em vista o elevado gasto de água doce na área têxtil e o número de processos que são necessários para dar efeitos diferenciados de lavanderia à produtos do vestuário, este trabalho teve como objetivo analisar a possibilidade de utilizar água do mar no processo de tingimento têxtil com corante reativo. Além disso, proporcionar através do tingimento um efeito de processo de lavanderia comercialmente chamado “marmorizado” em tecidos 100% algodão. Foram realizados tingimentos utilizando água do mar como solvente, aproveitando o sal proveniente da própria água como eletrólito do processo. Para avaliar a qualidade do tingimento foram analisados os parâmetros de solidez à lavagem, resistência à tração e alongamento. Como resultado foi obtido uma aparência de tecido “marmorizado” apenas com o processo de tingimento, com um índice médio de solidez à lavagem, e propriedades mecânicas boas. Logo, apenas com um processo, utilizando um solvente abundante no mundo (água do mar) e reduzindo uso de um produto químico, foi conseguido um efeito de design diferenciado ao produto têxtil de maneira mais sustentável.

Artigo completo:

Palavras-chave: Tingimento têxtil; Água do Mar; Lavanderia; Marmorizado; Algodão,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-2.2.037

Referências bibliográficas
  • [1] AUGUSTO, L. G. DA S. et al. O contexto global e nacional frente aos desafios do acesso adequado à água para consumo humano. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 6, p. 1511–1522, jun. 2012.
  • [2] BERLIN, L. G. A Indústria Têxtil brasileira e suas adequações na implementação do desenvolvimento sustentável. ModaPalavra e Periódico, 2014, p. 15–45.
  • [3] CHOUDHURY, A. K. R. Finishing of denim fabrics. In: Principles of Textile Finishing, 2017. p. 383– 415.
  • [4] COSTA, A. L. B. Avaliação de amaciadores para uso na indústria têxtil. [s.l: s.n.].
  • [5] FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica Das Cores em Comunicação. 5a edição ed. São Paulo, SP: [s.n.].
  • [6] FERREIRA, D. D. M.; KELLER, J.; SILVA, L. E. DA. A Utilização da água pela indústria têxtil: Uma pesquisa no município de Brusque, SC. Inter Science Place - Revista Científica Internacional, v.2, p. 1–19, 2009.
  • [7] FERREIRA, I. L. DE S.; OLIVEIRA, F. R.; STEFFENS, F. Processos químicos têxteis utilizando água do mar : Propriedades mecânicas e colorísticas. CONTEXMOD - Congresso Científico Têxtil e Moda, n. 1, p. 11, 2018.
  • [8] HATJE, V. Composição da água do mar. p. 1–29, [s.d.].
  • [9] JACOBI, P. R.; GRANDISOLI, E. Água e Sustentabilidade: Desafios, perspectivas e soluções. 1a edição. ed. São Paulo: IEE/USP, 2017.
  • [10] KAN, C. W. Washing techniques for denim jeans. In: Denim. Woodhead Publishing, 2015. p. 313- 356.
  • [11] LEITE, A. S. et al. Custos ecológicos e sustentabilidade em recursos hídricos na Indústria têxtil. Revista de Ciências Gerenciais, v. 17, n. 26, p. 103–111, 2013.
  • [12] OKALA. Ecodesign Strategy Wheel. In: Okala practitioner: Integrating Ecological Design. Okala Team, 2013. 84p.
  • [13] VALÉRIO, E.; VILAS, D. E. B. Características Físicas E Químicas da água do mar. p. 237–244, 20
Como citar:

Ferreira, Iêda Letícia de S.; Freire, Aline G.; Oliveira, Fernando Ribeiro; Steffens, Fernanda; "Uso de água do mar em tingimento têxtil para efeito de lavanderia: Uma alternativa prática e sustentável", p. 404-412 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-2.2.037

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações