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USO DA GAMIFICAÇÃO E DE REA’S COMO MÍDIA ADAPTATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

USE OF GAMIFICATION AND REA’S ADAPTATIVE MEDIA IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS

Silva, Alix Ribeiro da; Ulbricht, Vânia Ribas;

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Este artigo visa abordar o uso da Gamificação e de Recurso Educacional Aberto (REA) no processo de ensino eaprendizagem voltado a formação de conhecimento sobre hábitos sustentáveis de consumo. Para tanto, foi realizadoum estudo de pesquisa na literatura sobre tais assuntos a fim de fundamentar a ideia. Gamificação é processo decriação de jogos para aplicação em diferentes áreas de atuação, aproximando de uma realidade da vida diária comoforma de motivar e auxiliar na construção do conhecimento. REA são quaisquer materiais de ensino, aprendizado epesquisa em diferentes suportes ou mídias. Como resultado do estudo, observou-se que as pesquisas e práticasinovadoras de ensino para sustentabilidade por meio de tecnologias ainda é pouco, sendo a educação um meio paraprática interdisciplinar com capacidade de tornar as aulas mais atraentes, produtivas e eficientes.

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This article aims to address the use of Gamification and Open Educational Resource (OER) in the teaching andlearning process aimed at the formation of knowledge about sustainable habits of consumption. Therefore, aresearch study was carried out in the literature on such subjects in order to substantiate the idea. Gamification is aprocess of creating games for application in different areas of activity, approaching a reality of daily life as a way tomotivate and assist in the construction of knowledge. REA are any teaching, learning and research materials ondifferent media or media. As a result of the study, it was observed that innovative research and teaching practicesfor sustainability through technologies is still not enough, with education being a medium for interdisciplinarypractice with the capacity to make classes more attractive, productive and efficient.

Palavras-chave: Gamificação, Recursos Educacionais Abertos, Ensino-Aprendizagem, Conhecimento,

Palavras-chave: Gamification, Educational Resources Open, Teaching-Learnin, Knowledge,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0014

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Como citar:

Silva, Alix Ribeiro da; Ulbricht, Vânia Ribas; "USO DA GAMIFICAÇÃO E DE REA’S COMO MÍDIA ADAPTATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM", p. 120-126 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0014

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