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UMA PROPOSTA DE DESIGN NA LEITURA: REFLEXÕES SOBRE SUJEITOS, OBJETOS-LIVRO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Lacerda, Maíra Gonçalves; Farbiarz, Jackeline Lima;

Resumo:

A partir da apresentação do conceito de Design na Leitura e da reflexão a respeito dos lugares ocupados pelo Design nos livros de literatura voltados para crianças e jovens chancelados pelas políticas públicas, o presente artigo procura avaliar as relações existentes entre sujeitos leitores, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor. A exposição do processo metodológico desenvolvido para análise gráfica de livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), para os jovens estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, e apresentação dos dados encontrados resultaram na elaboração de propostas que visam contribuir para a consolidação do Design como campo interdisciplinar junto às diretrizes nacionais de fomento à leitura.

Artigo selecionado para publicação na Revista InfoDesign: RevistaBrasileira de Design da Informação (www.infodesign.org.br

Resumo:

Palavras-chave: livros para crianças e jovens; políticas públicas de fomento à leitura; Design na Leitura.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0405

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Como citar:

Lacerda, Maíra Gonçalves; Farbiarz, Jackeline Lima; "UMA PROPOSTA DE DESIGN NA LEITURA: REFLEXÕES SOBRE SUJEITOS, OBJETOS-LIVRO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR", p. 4711-4722 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0405

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