Resumo - Open Access.

Idioma principal

UMA PROPOSTA DE DESIGN NA LEITURA: REFLEXÕES SOBRE SUJEITOS, OBJETOS-LIVRO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Lacerda, Maíra Gonçalves ; Farbiarz, Jackeline Lima ;

Resumo:

A partir da apresentação do conceito de Design na Leitura e da reflexão a respeito dos lugares ocupados pelo Design nos livros de literatura voltados para crianças e jovens chancelados pelas políticas públicas, o presente artigo procura avaliar as relações existentes entre sujeitos leitores, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor. A exposição do processo metodológico desenvolvido para análise gráfica de livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), para os jovens estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, e apresentação dos dados encontrados resultaram na elaboração de propostas que visam contribuir para a consolidação do Design como campo interdisciplinar junto às diretrizes nacionais de fomento à leitura.

Artigo selecionado para publicação na Revista InfoDesign: RevistaBrasileira de Design da Informação (www.infodesign.org.br

Resumo:

Palavras-chave: livros para crianças e jovens; políticas públicas de fomento à leitura; Design na Leitura.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0405

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
  • [2] ______. Ministério da Educação. Edital de convocação para inscrição de obras de literatura no processo de avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2011. Brasília, 2009.
  • [3] HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. Tradução Juliana A. Saad e Sérgio Rossi Filho. São Paulo: Edições Rosari, 2007.
  • [4] KRUGLI, Ilo. O mistério do fundo do pote. Ilustrações Gonzalo Cárcamo. São Paulo: Comboio de Corda, 2007.
  • [5] LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [6] LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. Tradução Cristian Borges. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • [7] MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa e outras peças. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações de Passatempos e Multimídia, 2009.
  • [8] QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Manifesto. [2009] In: MOVIMENTO POR UM BRASIL LITERÁRIO. O Manifesto. Disponível na internet por http em: http://www2.brasilliterario.org.br/pt/manifesto/o-manifesto Acesso em 17 mar. 2016.
Como citar:

Lacerda, Maíra Gonçalves; Farbiarz, Jackeline Lima; "UMA PROPOSTA DE DESIGN NA LEITURA: REFLEXÕES SOBRE SUJEITOS, OBJETOS-LIVRO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR", p. 4711-4722 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0405

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações