Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

UMA INTRODUÇÃO AO MODELO JUNGUIANO DA PSIQUÊ: A CONSTRUÇÃO DE UM INFOGRÁFICO

AN INTRODUCTION TO THE JUNGUIAN MODEL OF PSYCHE: THE CONSTRUCTION OF A INFOGRAPHIC

Manhães, Ricardo; Nassar, Victor; Vieira, Milton Luiz Horn; Fialho, Francisco Antônio Pereira;

Poster:

A complexidade de conceitos e termos utilizados por Jung sobre a psiquê humana tornam o seu ensino e aprendizagem em ambientes externos à psicologia bastante dificultado. Este artigo tem o objetivo relatar o processo de construção de um infográfico que visa tornar mais acessível a temática do modelo Junguiano da psiquê humana.

Poster:

The complexity of concepts and terms used by Jung on the human psyche make his teaching and learning in environments outside of psychology very difficult. This paper aims to report the process of constructing an infographic that aims to make the theme of the Jungian model of the human psyche more accessible.

Palavras-chave: Infográfico, Jung, Psiquê,

Palavras-chave: Infographic, Jung, Psyche,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0026

Referências bibliográficas
  • [1] FERNANDES, Ermelinda Ganem; FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Tipologias e arquétipos: a Psicologia Profunda como base para uma hermenêutica - Coleção Jung sai pra rua. v. Florianópolis: Insular, 2014. 264 p.
  • [2] JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução: Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 200
  • [3] KRAUSS, Jane. More than words can say infographics. Learning & Leading with Technology, v:39, n:5, 2012.
  • [4] LAPOLLI; VANZIN; ULBRICHT. Organização da informação em narrativas infográficas na web voltadas para o processo de ensino-aprendizagem Revista Brasileira de Design da Informação, v. 11, n. 1, p. 36 – 49, 201
  • [5] LUPTON, Ellen; MILLER, A. Intuição, ação, criação. Barcelona: GG-Gustavo Gilli, 2013.
  • [6] PESSOA, A. R.; MAIA, G. G. A infografia como recurso didático na Educação à Distância. Revista Temática, Ano VIII, n. 05,2012.
  • [7] ROSA, E. C. S.; PANDINI, C. M. C.; RAFFAGHELLI, J. E. e BLEICHER, S. Produção de Material Didático para Educação a Distância. 1ed. Florianópolis: UDESC: UAB: CEAD, 2014.
  • [8] SALEH, B; DONTCHEVA, M; HERTZMANN, A; LIU, Z. Learning style similarity for searching infographics. In: 41st annual conference on Graphics Interface, 2015. Disponível em: . Acesso em: out. 2015.
  • [9] SANTOS, C. M. Mitologia da Marca: imagens do inconsciente coletivo e diferentes perspectivas para a criação de estratégia de marketing. Ponto Revista Científica, v. 1, n. 1, 2014.
  • [10] SENS, A. L.; M. V. MEURER; F. M. DE SOUZA;
  • [11] F. FIALHO. Contribuições dos arquétipos para a construção de projetos de design transmídia. In: Anais do XIX Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital, Florianópolis, 2015.
  • [12] SOBRINHO, A. B. F; DE OLIVEIRA, M. A. Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony. Revista de Comunicação e Epistemologia, v.8, n.1, 2015.
Como citar:

Manhães, Ricardo; Nassar, Victor; Vieira, Milton Luiz Horn; Fialho, Francisco Antônio Pereira; "UMA INTRODUÇÃO AO MODELO JUNGUIANO DA PSIQUÊ: A CONSTRUÇÃO DE UM INFOGRÁFICO", p. 234-239 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0026

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações