Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

UMA ANÁLISE DA MULTIMIDIALIDADE E RECURSOS INTERATIVOS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AN ANALYSIS OF A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT MULIMEDIALITY AND INTERACTIVE RESOURCES

Matuzawa, Flavia Lumi ; Gonçalves, Berenice Santos ;

Artigo Completo:

Ambiente virtual de aprendizagem é essencial ao processo ensino-aprendizagem na Educação a Distância. Neste artigo, debruça-se um estudo sobre a identificação e uso de mídias em uma disciplina a distância, tecendo um paralelo com os referenciais do webjornalismo. Constata-se baixa interação dos estudantes no uso das mídias disponíveis e desafios técnicos e instrucionais para ofertar conteúdos que promovam efetiva aprendizagem.

Artigo Completo:

A virtual learning environment is essential to the teaching and learning process in Distance Education. This article focuses on the use and identification of media based on the offer of a distance course, drawing parallels between them and webjournalism references. Low student interaction with the media available as well as technical and instructional challenges to offer contents that promote effective learning were observed.

Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem, novas mídias, multimidialidade,

Palavras-chave: Virtual learning environment, new media, multimediality,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0028

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO Jr., Carlos Fernando; MARQUESI, Sueli Cristina. Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a Distância : o estado da arte. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009. pp. 358-368.
  • [2] CANAVILHAS, João. A reportagem paralaxe como marca de diferenciação da Web. In Paula Requeijo Rey y Carmen Gaona Pisonero, Contenidos innovadores en la Universidad Actual, 119-129. Madrid: McGraw-Hill Education 2014.
  • [3] Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2014 = Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil/[traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. Disponível em < http://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2 014_portugues.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2016. Curitiba: Ibpex, 2015.
  • [4] ILLERA, José Luiz Rodríguez. Os conteúdos em ambientes virtuais: organização, códigos e formatos de apresentação. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e Comunicação. Porto Alegre : Artmed, 2010. pp.136-15
  • [5] JOHNSON, L., ADAMS BECKER, S., CUMMINS, M., ESTRADA, V., FREEMAN, A., and HALL, C. (2016). NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium.
  • [6] MANOVICH, Lev. The language of new media. The MIT press Cambridge. London: 2001.
  • [7] MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes. Rio de Janeiro : Vozes, 2015. pp. 211-220.
  • [8] NUNES, Ivônio Barros. A história da EAD no mundo. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Marciel. Educação a distância: estado da arte. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009. pp.2-
  • [9] HARASIM, Linda; TELES, Lucio; TUROFF, Murray; HILTZ, Starr Roxanne. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo : Senac São Paulo, 2005.
  • [10] MONEREO, Carles; POZO, Juan Ignácio. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e Comunicação. Porto Alegre : Artmed, 20 pp.136-154.
  • [11] PETERS, Otto. Didática no ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo, RS : Unisinos, 2001.
  • [12] ________. A educação a distância em transição. São Leopoldo, RS : Unisinos, 2003.
  • [13] SALAVERRÍA, Ramón. Multimedialidade: informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Livros LabCom : 2014.
  • [14] SANTAELLA, Lúcia. Como eu ensino: leitura de imagens. Ed. Digital. São Paulo : Melhoramentos, 2012.
  • [15] ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry. Educação a Distância Online: construindo uma agenda de pesquisa. 1ª ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 20 pp. 221-241.
Como citar:

Matuzawa, Flavia Lumi; Gonçalves, Berenice Santos; "UMA ANÁLISE DA MULTIMIDIALIDADE E RECURSOS INTERATIVOS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM", p. 249-259 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0028

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações