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Um estudo sobre a representação gráfica da Língua Brasileira de Sinais

A study on the graphic representation of Brazilian Sign Language

Corrêa, Marina Persiani Ruchaud ; Spinillo, Carla ;

CONGIC 2025:

Este artigo investiga problemas e dificuldades na representação gráfica de Libras. Assim, apresenta um estudo analítico de 65 imagens do ensino de Libras, onde foram identificadas fragilidades nas representações e propostos requisitos para elaboração das ilustrações. Com isto, foram propostas 27 ilustrações para representação de emoções, letras e dias da semana em Libras. As ilustrações foram avaliadas com crianças surdas e ouvintes, sendo realizados ajustes nas mesmas. Fundamentado nos resultados, foi proposto um sistema para representação de Libras. Conclui-se que o design da informação pode auxiliar na criação de materiais acessíveis para aprendizagem de Libras.

CONGIC 2025:

This article investigates problems and difficulties in the graphic representation of Libras. Thus, it presents an analytical study of 65 images of the teaching of Libras, where weaknesses in the representations were identified and requirements for the elaboration of the illustrations were proposed. With this, 27 illustrations were proposed to represent emotions, letters and days of the week in Libras. The illustrations were evaluated with deaf and hearing children, and adjustments were made. Based on the results, a system for the representation of Libras was proposed. It is concluded that information design can help in the creation of accessible materials for learning Libras. Questions can be sent by email to.

Palavras-chave: acessibilidade, design da informação, linguagem gráfica, educação, Libras,

Palavras-chave: accessibility, information design, graphic language, education, Libras,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091082

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Como citar:

Corrêa, Marina Persiani Ruchaud; Spinillo, Carla; "Um estudo sobre a representação gráfica da Língua Brasileira de Sinais", p. 2556-2570 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091082

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