Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Transporte ativo em um campus universitário urbano: caso da UFMT

Transporte ativo em um campus universitário urbano: caso da UFMT1

Medeiros, Matheus Guedes ; Lopes, João Paulo Barbosa ; Bender, JulianeÉrika Cavalcante ;

Resumo:

Instituições de ensino sãoconsideradas Polos Geradores de Viagens (PGV) em razão da quantidade ecaracterísticas das viagens de alunos, professores, técnicos e visitantes, que acabampor acarretar problemas de mobilidade. O presente estudo se propõe a traçar o perfildos usuários que utilizam o transporte ativo para acessar o campus daUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá. Foram utilizados os dadosprovenientes de uma pesquisa O/D on-line realizada nos meses de fevereiro emarço de 2019, sendo esta vinculada a um projeto de pesquisa focado na promoçãoda mobilidade sustentável no campus. Após a análise dos resultados percebeu-seque as mulheres se sentem mais inseguras ao caminhar ou pedalar para o campus.Além disso, os deslocamentos cobrem, em média, 1,51 km e têm duração deaproximadamente 18 minutos para os pedestres e 6 minutos para os ciclistas. Os picosde entrada e saída foram respectivamente, das 7h00 às 08h00 e das 17h00 às18h00. As reclamações mais recorrentes foram em relação à falta de segurança,infraestrutura de transporte precária e ao calor excessivo de Cuiabá.

Resumo:

Educational institutions can be understood as trip generating developments considering thequantity and characteristics of the trips of students, teachers and technicians. The presentstudy presents the profile of active transportation users that access the campus of UniversidadeFederal de Mato Grosso (UFMT) in Cuiabá. An online survey was conducted during the monthsof February and March in 2019 and it was used as the data source for this study. The survey islinked to a research project focused on promoting sustainable mobility on campus. The resultsshow that women feel more insecure while walking or cycling. Furthermore, the trips cover amedium distance of 1,51 kilometers, lasting 18 minutes when walking, and six minutes bybicycle. The morning-peak begins at 7 am and finishes at 8 am, whilst the afternoon-peak starts at 5 pm ending at 6 pm. The most recurrent complaints were regarding the lack of security,poor active transportation infrastructure and Cuiaba’s excessive heat.

Palavras-chave: transporte ativo, campus universitário, pesquisa origem-destino,

Palavras-chave: Active transportation, college campus, origin-destination survey,

DOI: 10.5151/singeurb2019-98

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, M. O. DE; MEIRA, L. H.; MAIA, M. L. A. O transporte fretado para a viabilização da
  • [2] acessibilidade a um campus regional no interior do Nordeste. In: Anais do XXV ANPET –
  • [3] Congresso de pesquisa e Ensino em Transportes, p. 1126–1137, 2011, Belo Horizonte- MG.
  • [4] BALSAS, C. J. L. Sustainable transportation planning on college campuses. Transport Policy, v.
  • [5] 10, p. 35-49, 2003.
  • [6] BASSO, J. M.; CORRÊA, R. Arborização urbana e qualificação da paisagem. Paisagem e
  • [7] Ambiente, n. 34, p. 129-148, 7 dez. 2014.
  • [8] CARVALHO, G, S. D. de. Caracterização e análise da demanda por transporte em um
  • [9] campus universitário: o caso da UFRJ. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Engenharia de
  • [10] Transportes, Programa de Engenharia de Transportes, COPPE/Universidade Federal do Rio de
  • [11] Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
  • [12] DENATRAN. Manual de procedimentos para o tratamento de Pólos Geradores de Tráfego. 1.
  • [13] ed. Brasília: DENATRAN/FGV, 2001.
  • [14] KNEIB, E. C. Caracterização de empreendimentos geradores de viagens: Contribuição
  • [15] conceitual à análise de seus impactos no uso, ocupação e valorização do solo urbano.
  • [16] 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia
  • [17] Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
  • [18] MIKIKI, F.; PAPADOPOULOU, P. Tackling mobility environmental impacts through the
  • [19] promotion of student active travel. Transportation Research Procedia, v. 24, p. 321-328, 2017.
  • [20] MONTEIRO, F. B.; CAMPOS, V. B. G. Métodos de avaliação da qualidade dos espaços para
  • [21] ciclistas. In: Anais do XXV ANPET – Congresso de pesquisa e Ensino em Transportes, p. 1242-
  • [22] 1253, 2011, Belo Horizonte- MG.
  • [23] PARRA, M. C. Gerenciamento da mobilidade em campi universitários: problemas,
  • [24] dificuldades e possíveis soluções no caso da Ilha do Fundão. 2006. 120 f. Dissertação
  • [25] (Mestrado) - Engenharia de Transportes, Programa de Engenharia de Transportes,
  • [26] COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
  • [27] PORTUGAL, L. DA S.; GOLDNER, L. G. Estudo de Pólos Geradores de Tráfego e de seus
  • [28] Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2003.
  • [29] RIGGS, W. Dealing with parking issues on an urban campus: The case of UC Berkeley. Case
  • [30] Studies on Transport Policy, v.2, p. 168-176, 2014.
  • [31] SEGADILHA, A. B. P. Identificação dos fatores que influenciam na escolha da rota pelos
  • [32] ciclistas: Estudo de caso da cidade de São Carlos. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado) –
  • [33] Engenharia Urbana, Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana, Universidade
  • [34] Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
  • [35] STASKO, T. H.; BUCK, A. B.; GAO, H. O. Carsharing in a university setting: Impacts on vehicle
  • [36] ownership, parking demand, and mobility in Ithaca, NY. Transport Policy, v. 30, p. 262-268,
  • [37] 2013.
  • [38] STEIN, P. P. Barreiras, motivações e estratégias para mobilidade sustentável no campus São
  • [39] Carlos da USP. 2013. 277 f. Dissertação (Mestrado) - Engenharia de Transportes, Programa de
  • [40] Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Escola de Engenharia de São Carlos da
  • [41] Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.
  • [42] STEIN, P. P.; RODRIGUES DA SILVA, A. N. DA; JÚNIOR, C. A. P. DA S. Impactos nas distâncias de
  • [43] caminhada decorrentes de acessos exclusivos para pedestres em Campus Universitário.
  • [44] Paranoá, v. 6, p. 113–121, 2012.
  • [45] TOLLEY, T. Green campuses: cutting the environmental cost of commuting. Journal of
  • [46] Transport Geography, v. 4, n. 3, p 213-217, 1996.
  • [47] UFMT. Anuário Estatístico 2018 - Ano base 2017. Disponível em:
  • [48]
  • [49] >. Acesso em: 25 mar. 2019.
Como citar:

Medeiros, Matheus Guedes; Lopes, João Paulo Barbosa; Bender, JulianeÉrika Cavalcante; "Transporte ativo em um campus universitário urbano: caso da UFMT", p. 730-736 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-98

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações