Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Toxicidade de Nanotubos de Carbono de Parede Simples Funcionalizados com Polietileno Glicol em Embriões de Zebrafish

Cordeiro, Arthur ; Girardi, Felipe A. ; Weber, Gisele E Bruch ; Dal Bosco, Lidiane ; Gonçalves, Carla ; Santos, Adelina ; Furtado, Clascídia ; Barros, Daniela ;

Resumo:

A nanotecnologia tem possibilitado geração de nanomateriais com características químicas singulares, despertando o interesse de diferentes áreas científicas para suas potenciais aplicações. Os nanotubos de carbono de parede simples funcionalizados com polietileno glicol (SWCNTs-PEG) são materiais promissores para aplicações biomédicas, como dispositivos diagnóstico e sistemas de liberação controlada de fármacos. Porém, diversas questões sobre seu perfil toxicológico ainda não foram respondidas. Embriões de zebrafish (n=10, em quintuplicata) foram expostos individualmente, em microplacas de 96 poços, a concentrações de 0.01, 0.1 e 1 ppm de SWCNTs funcionalizados com duas cargas diferentes de peguilação: 600 Da e 2000 Da. Após 96 horas de tratamento, foram calculadas as taxas de mortalidade cumulativa e taxa de eclosão, morfometria e ensaio cometa alcalino como investigação de genotoxicidade. Para análise estatística foi aplicado ANOVA de uma via seguida do teste de Tukey. Para mortalidade e taxa de eclosão, foi usado ANOVA de duas vias. Resultados foram considerados significativos quando p<0.05. Os procedimentos com animais foram aprovados pelo CEUA-FURGP033/2014. Os efeitos tóxicos, para ambos os nanotubos, ocorreram predominantemente na maior concentração testada (1 ppm). O tratamento resultou em elevada taxa de mortalidade, além de atraso no processo de eclosão. Foram observados também ocorrência de diversos tipos de malformações embrionárias e diminuição acentuada do comprimento total das larvas. O ensaio cometa evidenciou nível significativamente elevado de danos ao DNA somente na concentração de 1 ppm de SWCNTs-PEG 600 Da. Os resultados mostram que a funcionalização de nanotubos de carbono com diferentes pesos moleculares de PEG pode ser ineficiente na diminuição de sua toxicidade. Dessa maneira é possível inferir que, nesse caso, a toxicidade do material é independente da funcionalização. Mais estudos são necessários para entender quais mecanismos estão envolvidos, porém, acredita-se que o estresse oxidativo esteja entre os principais responsáveis pelos efeitos tóxicos observados.

Resumo:

Palavras-chave: SWCNTs-PEG, zebrafish, toxicidade, nanomateriais,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22201

Referências bibliográficas
Como citar:

Cordeiro, Arthur; Girardi, Felipe A.; Weber, Gisele E Bruch; Dal Bosco, Lidiane; Gonçalves, Carla; Santos, Adelina; Furtado, Clascídia; Barros, Daniela; "Toxicidade de Nanotubos de Carbono de Parede Simples Funcionalizados com Polietileno Glicol em Embriões de Zebrafish", p. 384 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22201

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações