CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Tipografias da Folha de S. Paulo: a Reforma Gráfica de 1996

Folha de S. Paulo Typography: 1996 newspaper redesign

Maldonado, Diego M. ;

CIDI 2025:

Este artigo apresenta o desenvolvimento das tipografias Folha Serif, Folha Minion e Folha Myriad ao longo da reforma gráfica da Folha de S. Paulo publicada em 3 de março de 1996. As três famílias tipográficas foram criadas em uma parceria da equipe da Folha de S. Paulo, liderada pela designer carioca Eliane Stephan com o estúdio berlinense MetaDesign. A família Folha Serif, concebida para títulos, foi desenhada a partir do zero usando como referência o logotipo que entrou em vigor na mesma reforma gráfica. As famílias Folha Minion e Folha Myriad, concebidas para texto e legendas, foram versões das fontes da Adobe Minion MM e Myriad MM ajustadas por Lucas de Groot, da MetaDesign.

CIDI 2025:

This article presents the development of the Folha Serif, Folha Minion, and Folha Myriad typefaces during the graphic redesign of Folha de S. Paulo, published on March 3, 1996. The three typefaces were created through a collaboration between the Folha de S. Paulo team, led by Eliane Stephan and the Berlin-based studio MetaDesign. The Folha Serif, designed for headlines, was created from scratch using the logo introduced in the same graphic redesign as reference. The Folha Minion and Folha Myriad families, designed for text and captions, were adjusted versions of the Adobe Minion MM and Myriad MM fonts, modified by Lucas de Groot from MetaDesign.

Palavras-chave: design editorial, tipografia, identidade visual, memória gráfica,

Palavras-chave: Editorial design, typography, visual identity, graphic memory,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091571

Referências bibliográficas
  • [1] Adobe. (2018). Minion 3: History. Disponível em https://minion.typekit.com/history/
  • [2] De Groot, L. (2015). Floris de S. Paulo – Luc(as) de Groot [AtypI São Paulo]. Disponível em ​https://www.youtube.com/watch?v=gDLJP9Sk4zA&t=2658s. Acesso em 19/03/2025.
  • [3] Entreletras #13 (2019). Eliane Stephan e as coincidências da vida. Entrevistador: Diego ​
  • [4] Haralambous, Y. (2007). Fonts and Encodings. p.677.
  • [5] Homem de Melo, C. & Ramos, E. (2011) Linha do tempo do design gráfico no Brasil. p.621 Hudson, J. (2016) Introducing OpenType Variable Fonts. Disponível em https://medium.com/variable-fonts/https-medium-com-tiro-introducing-opentype-variable-font s-12ba6cd2369
  • [6] Maldonado, D. (2022). Reforma gráfica na Folha de S. Paulo: a história e a perspectiva de ​design do jornal entre 1993 e 199 Dissertação de Mestrado. Disponível em: ​https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-23032023-191523/. 27, 61, 65 Middendorp, J. (2018). Dutch Type. 2 ed. 225
  • [7] Pinto, A. (2012). Folha. 99
  • [8] Reportagem Local. (1994). Folha desenvolve novo projeto gráfico. 2 jul 1994, caderno Ilustrada, 1.
  • [9] Reportagem Local. (1996) Folha muda e entra na era da cor total: projeto gráfico que estreia ​hoje permite uma melhor organização das páginas e torna leitura mais confortável. 3 mar ​ ​1996,
  • [10] Riggs, T. (2014). The Adobe Originals Silver Anniversary Story. 21, 29, 45, 46, 76
Como citar:

Maldonado, Diego M.; "Tipografias da Folha de S. Paulo: a Reforma Gráfica de 1996", p. 1446-1457 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091571

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações