Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Tipografia e Subversão: Como as Subculturas Japonesas Se Expressam Através Do Desenho Tipográfico nas Revistas de Moda Cutie e Gothic & Lolita Bible dos anos 2000
Typography and Subversion: How Japanese Subcultures Express Themselves Through Typographic Design in Cutie and Gothic & Lolita Fashion Magazines of the 2000s
Maciel, Laura Linck ; Ueta, Valeria Louise R. ;
CIDI 2025:
Este estudo investiga o papel do design tipográfico na identidade das subculturas Lolita e Kawaii nas revistas japonesas Cutie e Gothic & Lolita Bible. A análise foca nas capas e títulos de matérias principais, explorando como escolhas estéticas refletem valores culturais e influenciam a percepção das subculturas japonesas Kawaii e Lolita nos anos 2000. O contexto examinado abrange a transição entre mídias tradicionais e digitais, período em que o Japão consolidou sua influência global na comunicação visual e cultura pop.
CIDI 2025:
This study explores the role of typographic design in shaping the identity of Lolita and Kawaii subcultures in the Japanese fashion magazines Cutie and Gothic & Lolita Bible. The analysis focuses on covers and main article titles, examining how aesthetic choices reflect cultural values and influence the perception of Japanese street fashion in the 2000s. The study considers the transition between traditional and digital media, a period in which Japan strengthened its global influence on visual communication and pop culture.
Palavras-chave: Tipografia, Revistas de Moda Japonesas, Subcultura Japonesa, Design Editorial, Design Tipográfico, ,
Palavras-chave: Typography, Japanese Fashion Magazines, Japanese Subculture, Editorial Design, Typographic Design, ,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091704
Referências bibliográficas
- [1] Carter, R., Meggs, P. B., Day, B., Maxa, S., & Sanders, M. (2015). Typographic design: Form and communication. John Wiley & Sons.
- [2] Ávila. E. A. & Farias, P. L. (2024). Aspectos visuais do letreiramento em kanji e kana em jornais japoneses publicados em São Paulo: 1935–1940. In 1o Congresso Internacional de
- [3] Design da Informação e 11o Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design. São Paulo: Blucher, 827–838.
- [4] Farias, P. L. (2016). Estudos sobre tipografia: Letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. Universidade de São Paulo.
- [5] Hobo, F. H. A. (2015). Análise e interpretação da comunicação gráfica japonesa contemporânea: O Kawaii, a tipografia e o flatness interpretados sob um olhar sociocultural, estético e histórico. [Tese de doutorado, Universidade de Lisboa].
- [6] Internet Archive. (2024). Cutie Maio 2006, página 2. Recuperado em 23 de março de 2025, de https://archive.org/details/80_20240922_202409/Cutie%20May%202006/10.jpg.
- [7] Internet Archive. (2024). Cutie Maio 2006, página 10. Recuperado em 23 de março de 2025, de https://archive.org/details/80_20240922_202409/Cutie%20May%202006/18.jpg.
- [8] Internet Archive. (2024). Cutie Maio 2006, página 16. Recuperado em 23 de março de 2025, de https://archive.org/details/80_20240922_202409/Cutie%20May%202006/14.jpg.
- [9] Internet Archive. (2024). Gothic & Lolita Bible Boudoir. Recuperado em 23 de março de 2025, de https://archive.org/details/glb-boudoir-gothic-lolita-bible.
- [10] Internet Archive. (2024). Gothic & Lolita Bible Vol. 31, página 16. Recuperado em 23 de março de 2025, de https://archive.org/details/31-gothic-lolita-bible/page/n15/mode/2up.
- [11] Internet Archive. (2024). Gothic & Lolita Bible Vol. 31, página 44. Recuperado em 23 de março de 2025, de https://archive.org/details/31-gothic-lolita-bible/page/n43/mode/2up.
- [12] Japan Magazine Publishers Association (JMPA). (2024). Japan Magazine Publishers Association. Recuperado em 23 de março de 2025, de https://www.j-magazine.or.jp/user/top/english.
- [13] Kanesaka, K. (1968). Wakudeki he no izanai: Kyanpu to hippī·sabukaruchā [An invitation to lose yourself: Camp, hippies and subculture]. Bijutsu techō, (294), 81–96.
- [14] Llop, R. (2014). Un sistema gráfico para las cubiertas de libros: Hacia un lenguaje de parámetros. Editora Gustavo Gili.
- [15] Meggs, P. B., & Purvis, A. W. (2009). História do design gráfico. Cosac Naify.
- [16] Oliveira, G. A. F., & Lima, S. (2021). Análise semântica de capas tipográficas de livros feministas: Discussões sobre performatividade de gênero. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação, 18(2).
- [17] PEREIRA, F. M. C., & FARIAS, P. L. (2019). As assinaturas gráficas da Typographia do Diario Official do Estado de São Paulo: 1891‐1911, p. 3076-3090 . In: Anais do 13o Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
- [18] Ritt, F. (2016). Analyzing the Japanese discourse on subculture/sabukaruchā. In Keep it Simple, Make it Fast! DIY Cultures, Spaces and Places Programme.
- [19] Valdimarsdóttir, I. G. (2015). Fashion subcultures in Japan: A multilayered history of street fashion in Japan. [Tese de doutorado].
- [20] Wansan, K. (2021). Role of Japanese street fashion. Asian Journal of Arts and Culture, 21(2), 39–45.
- [21] Watanabe, A. (2014). American influences in Japanese fashion: Westernization of clothing, the influence of 'Japan fashion' and current street fashion. Bulletin of Kyoritsu Women's Junior College, Department of Life Sciences, 57.
Como citar:
Maciel, Laura Linck; Ueta, Valeria Louise R.; "Tipografia e Subversão: Como as Subculturas Japonesas Se Expressam Através Do Desenho Tipográfico nas Revistas de Moda Cutie e Gothic & Lolita Bible dos anos 2000", p. 334-350 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091704
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações