Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE DIGITAL NA EDUCAÇÃO

ASSISTIVE TECHNOLOGIES: PROMOTING EDUCATION DIGITAL ACCESSIBILITY

Brito, Rozimar Rodrigues de ; Silva, Adriano Patrício da ; Neto, Mariano Castro ; , ;

Poster:

Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência

Poster:

This article presents the Assistive Technologies as important artifacts for promoting social inclusion of people with disabilities in the school contexto, and shows some of these artifacts that can enable and provide individuals inclusion with limitations, classifying adaptations or orthotics, hardware and software. Finally, the use of Assistive Technologies to support learning has contributed significantly to boosting curricular content for people with disabilities. Considering the demand for Assistive Technologies in terms of design, development, implementation and evaluation, the continuation of this study is imperative to develop artifacts to aid learning for people with disabilities.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência, Educação, Acessibilidade,

Palavras-chave: People with Disabilities, Education, Accessibility,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0064

Referências bibliográficas
  • [1] BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, 2008.
  • [2] FRANCISCATO, F. T.; CANAL, A. P. Argot-Software para ensino de inglês para pessoas com Síndrome de Down. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2007. p. 30-33.
  • [3] HAND TALK. Hand Talk: Criatividade e Inovação da Molecada Brasileira.2014. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2017.
  • [4] ITUNES. Voice Dream Reader. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2017.
  • [5] MIRANDA, A. S.; ZISSOU, A. de J. Considerações sobre Acessibilidade e Usabilidade em Ambientes Hipermídia. In: ULBRICHT, V. R.; PEREIRA, A. T. C. Hipermídia: um desafio da atualidade. Florianópolis: Pandion, 2009. p.16-29.
Como citar:

Brito, Rozimar Rodrigues de; Silva, Adriano Patrício da; Neto, Mariano Castro; , ; "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE DIGITAL NA EDUCAÇÃO", p. 647-652 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0064

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações