CONGIC 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Storyboards para educação do paciente asmático: estudo qualitativo sobre uso inadequado de inaladores e proposição de material informacional

Storyboards for asthma patient education: qualitative study on improper use of inhalers and proposal of informational material

Pereira, Bianca B. ; Bertoldi, Cristiane Aun ;

CONGIC 2025:

Este trabalho buscou entender questões relacionadas ao uso inadequado de inaladores no tratamento da asma, objetivando realizar uma proposta de material informacional. Realizou-se pesquisa bibliográfica; entrevista; análise de dispositivos; bulas, recomendações de uso, prevalência de inadequações e materiais educativos. Como resultado, desenvolveram-se cinco fichas com storyboards abordando o uso correto de inaladores a serem utilizados na educação de profissionais de saúde e pacientes asmáticos.

CONGIC 2025:

This study aimed to understand issues related to the improper use of inhalers in asthma treatment, with the goal of proposing informational material. A literature review was conducted; interviews; analysis of devices; package inserts, usage recommendations, prevalence of improper use, and educational materials. As a result, five storyboard sheets were developed, addressing the correct use of inhalers to be used in the education of healthcare professionals and asthma patients.

Palavras-chave: design para saúde, educação de paciente, asma, storyboard,

Palavras-chave: design for health, patient education, asthma, storyboard,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091454

Referências bibliográficas
  • [1] Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (2017). O que é asma? ASBAI. https://asbai.org.br/o-que-e-asma/. Acesso em 12 abr. 202
  • [2] Astrazeneca. (s.d.). Symbicort Turbuhaler: fumarato de formoterol di-hidratado/budesonida [Bula de medicamento]. São Paulo.
  • [3] Basheti, I. A., et al (2008). Evaluation of a novel educational strategy, including inhaler-based reminder labels, to improve asthma inhaler technique. Patient education and counseling, 72(1), 26–3
  • [4] Common mistakes with inhalers [Slide 8]. (n.d.). SlideShare. Disponível em https://www.slideshare.net/shahirah_zainudi/common-mistakes-with-inhalers.
  • [5] Dalcin, P. et al. (2014). Factors related to the incorrect use of inhalers by asthma patients. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 40(1), 13–20.
  • [6] Frascara, J. (2004). Communication design: Principles, methods, and practice. Allworth Press.
  • [7] Global Initiative for Asthma [GINA]. (2019). Global strategy for asthma management and prevention. https://ginasthma.org/wp-content/uploads/2019/06/GINA-2019-main-report-June-2019-wms.pdf
  • [8] Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de
  • [9] São Paulo [InCor]. (2017, 17 de maio). Todos os inaladores [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=1BxV3aUmSTI
  • [10] Ku, B., & Lupton, E. (2020). Health design thinking: Creating products and services for better health. Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum.
  • [11] Novartis. (2016). MIFLONIDE®: budesonida [Bula de Medicamento]. São Paulo
  • [12] Pizzichini, M. et al. (2020). Recomendações para o manejo da asma da Sociedade
  • [13] Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 46(1), e20190307.
  • [14] Price, D., et al. (2013). Inhaler competence in asthma: Common errors, barriers to use and recommended solutions. Respiratory Medicine, 107(1), 37–46.
  • [15] World Health Organization, WHO (2015). WHO global strategy on integrated people-centred health services 2016-2026.
Como citar:

Pereira, Bianca B.; Bertoldi, Cristiane Aun; "Storyboards para educação do paciente asmático: estudo qualitativo sobre uso inadequado de inaladores e proposição de material informacional", p. 2432-2446 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091454

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações