Junho 2019 vol. 2 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2019

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SERIA O MÉTODO PBL (PROBLEM BASED LEARNING) UMA ALTERNATIVA AO ENSINO DE TERMOLOGIA EM BIOFÍSICA?

SERIA O MÉTODO PBL (PROBLEM BASED LEARNING) UMA ALTERNATIVA AO ENSINO DE TERMOLOGIA EM BIOFÍSICA?

Santana, Marcos Paulo da Silva ; Pontual, Emmanuel Viana ; Silva, Marliete Maria Soares da ; Silva, Jeine Emanuele Santos da ;

Artigo:

No processo de ensino-aprendizagem ativa, os estudantes são convidados a terem autonomia na construção de conhecimentos de determinado assunto (BORGES e ALENCAR, 2014). Este por sua vez, acontece quando o discente é apresentado ao assunto de forma que o primeiro seja estimulado a construir conceitos sobre este último a partir de experiências e interações com o tema estudado. Desta maneira, o discente se torna o centro do processo ensino-aprendizagem, ao invés de receber as informações de forma passiva, decorar e reproduzir determinado conceito sem o devido pensamento crítico acerca da temática abordada em sala de aula. Algumas técnicas de ensino podem ser aplicadas visando promover a aprendizagem ativa dos estudantes. A aula expositiva dialogada apresenta-se como uma alternativa à aula expositiva tradicional, em que o diálogo docente-discente e discente-discente acerca do assunto é utilizado como parte da aula. Independentemente do tema desta última, a aprendizagem ativa tem sido uma estratégia bastante eficaz quando comparada à abordagem tradicional de ensino (BARBOSA e MOURA, 2013).

Artigo:

No processo de ensino-aprendizagem ativa, os estudantes são convidados a terem autonomia na construção de conhecimentos de determinado assunto (BORGES e ALENCAR, 2014). Este por sua vez, acontece quando o discente é apresentado ao assunto de forma que o primeiro seja estimulado a construir conceitos sobre este último a partir de experiências e interações com o tema estudado. Desta maneira, o discente se torna o centro do processo ensino-aprendizagem, ao invés de receber as informações de forma passiva, decorar e reproduzir determinado conceito sem o devido pensamento crítico acerca da temática abordada em sala de aula. Algumas técnicas de ensino podem ser aplicadas visando promover a aprendizagem ativa dos estudantes. A aula expositiva dialogada apresenta-se como uma alternativa à aula expositiva tradicional, em que o diálogo docente-discente e discente-discente acerca do assunto é utilizado como parte da aula. Independentemente do tema desta última, a aprendizagem ativa tem sido uma estratégia bastante eficaz quando comparada à abordagem tradicional de ensino (BARBOSA e MOURA, 2013).

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/biofisica2019-32

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, 48-67. 2013.
  • [2] BORGES, T.S; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, n. 04, 119-143. 2014.
  • [3] DOCHY, F.; SEGERS, M.; VAN DEN BOSSCHE, P.; GIJBELS, D. Effects of problembased learning: A meta-analysis. Learning and Instruction, n. 13, 533-568. 200
  • [4] GARCIA, E.A.C. Biofísica. 2ª ed. São Paulo: Editora Sarvier, 2015.
  • [5] GIL, A. C. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
  • [6] JAPIASSU, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Zahar. 199
  • [7] RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, 2005.
  • [8] ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Roque Moraes (Org.). 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 200
  • [9] SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada Em Problemas (ABP): Um Método De Aprendizagem Inovador Para O Ensino Educativo. HOLOS, v. 15, 182-200. 2015.
Como citar:

Santana, Marcos Paulo da Silva; Pontual, Emmanuel Viana; Silva, Marliete Maria Soares da; Silva, Jeine Emanuele Santos da; "SERIA O MÉTODO PBL (PROBLEM BASED LEARNING) UMA ALTERNATIVA AO ENSINO DE TERMOLOGIA EM BIOFÍSICA?", p. 113-115 . In: Anais do Encontro Anual da Biofísica 2019. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2019-32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações