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RODA FÔNICA CODIFICADA

Filho, Orlando Volpato ;

Artigo Completo:

A rápida detecção da posição do eixo do motor é importante em sistemas Stop/Start assistidos por combustão. Atualmente, os sistemas de controle motor usam uma roda fônica com 58 dentes, ou suas variantes, para se determinar o ângulo do motor e comandar os eventos de ignição, injeção de combustível, janela de detonação, etc. Essa roda tem 60 dentes igualmente espaçados, com 2 dentes faltando. Outras configurações existem, porém, normalmente usam a marca de referência em uma única posição. Esse conceito apresenta os problemas: 1) pode ser necessário até uma volta completa do motor para encontrar a marca de referência e 2) normalmente não se pode atribuir eventos síncronos na marca de referência. Se propõe uma roda fônica codificada onde a marca de referência está espalhada em toda a sua circunferência, e os dentes representam símbolos, p. ex. 0 e 1, identificáveis pela largura do dente. Um tipo de transição, p. ex. borda de subida, ocorre em intervalos regulares e é usada para se medir o ângulo do motor. O código usado tem propriedade ótima de auto sincronização, p. ex. T-Codes, que é largamente usado em algorítimos de compressão de imagens e texto. A sincronização é obtida em menos de 1/9 de volta do motor.

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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP74

Referências bibliográficas
Como citar:

Filho, Orlando Volpato; "RODA FÔNICA CODIFICADA", p. 515-523 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP74

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