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ROBÓTICA EDUCATIVA E GAMIFICAÇÃO: FERRAMENTAS DE APOIO À APRENDIZAGEM

EDUCATIONAL ROBOTICS AND GAMIFICATION: SUPPORTING LEARNING TOOLS

Silva, Adriano Patrício da; Neto, Mariano Castro; Brito, Rozimar Rodrigues de;

Poster:

Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de robótica realizada nas Escolas Estaduais de EnsinoMédio do Vale do Mamanguape/PB com o objetivo de capacitar os professores de Matemática, Física e Química atrabalhar conceitos de programação e de outras áreas por meio da robótica e gamificação, além da utilização doLaboratório de Robótica Educacional adquirido pelo Estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa aplicada comárea de atuação em onze municípios do Litoral Norte da Paraíba. Por fim, sublinha-se que a utilização da robóticapedagógica e gamificação vêm contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos e processos ensinoaprendizagemnas disciplinas de física. Como continuação deste estudo, procura-se ampliar as discussões acercade critérios e requisitos de aplicação e avaliação, no contexto de outras disciplinas como a Matemática, Química,Geografia, dentre outras.

Poster:

This article presents an experience of robotics course carried out in the High School of Mamanguape Valley, inParaíba State, with the objective of qualify physic’s teachers to deal with programming concepts and other pointsthrough robotics and gamification, in addition to the Laboratory of Educational Robotics acquired by theGovernment of Paraíba. It is an applied research in eleven municipalities of the North Coast of the state. Finally, wedo think the use of pedagogical robotics and gamification has contributed significantly to dynamizing the contentsand teaching-learning processes in many disciplines. As continuation of this study, we aim to expand the discussionabout criteria and application requirements and evaluation, within context of other disciplines such as Mathematics,Chemistry, Geography, among others.

Palavras-chave: Laboratório de Robótica Educacional. Formação, Ensino-aprendizagem,

Palavras-chave: Laboratory of Educational Robotics. Training, Teaching-learning,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0015

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Como citar:

Silva, Adriano Patrício da; Neto, Mariano Castro; Brito, Rozimar Rodrigues de; "ROBÓTICA EDUCATIVA E GAMIFICAÇÃO: FERRAMENTAS DE APOIO À APRENDIZAGEM", p. 127-132 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0015

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