Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

REUTILIZAÇÃO DA BORRACHA PROVENIENTE DA RECAUCHUTAGEM DE PNEUS NA CONFECÇÃO DE PLACAS ISOLANTES TERMO ACÚSTICAS

LIMA, E. L. B. ; DIAS, L. M. M. ; OLIVEIRA, L. C. ; HALASZ, M. R. T. ;

Artigo:

O acúmulo de e pneus está se tornado um problema para a sociedade e a demanda de espaço necessário para sua deposição é cada vez maior. Uma das soluções para este problema incorporação do resíduo de borracha na fabricação de compósitos. O presente trabalho visa verificar a capacidade de isolamento termo acústico de compósitos produzidos a partir de resíduos de borracha do processo de recauchutagem de pneus, compensado de madeira e PVA. Inicialmente foi avaliada a viabilidade de sua confecção em algumas proporções (borracha/PVA), 90%, 80% e 70% e com tais materiais foram realizados testes para a determinação do desempenho termo acústico, com e sem a presença de compensado de madeira. Os resultados obtidos mostraram que dentre os corpos de provas fabricados, o que apresentou melhor resultado tanto no teste de isolamento acústico (50% maior que uma placa de EVA) como no térmico (temperatura superficial 21% menor que uma placa de isopor), foi o que continha compensado e 70% de borracha.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-0731-24260-142886

Referências bibliográficas
  • [1] ARANHA, I. B.; LUCAS, E. F. Poli(Álcool Vinílico) Modificado com Cadeias Hidrocarbônicas: Avaliação do Balanço Hidrófilo/Lipófilo. Polímeros: Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, 200
  • [2] BATTISTELLE, R. A. G. et al. Estudo comparativo entre chapas de partículas confeccionadas com diferentes resíduos e sua aplicação em design de produtos. XIII SIMPEP, Bauru - SP, 2006.
  • [3] COFFERRI, P.; DE OLIVEIRA, C. J. J.; SANTANA, R. M. C. Avaliação da influência do agente aglomerante em placas prensadas de resíduos de EVA oriundos da Indústria calçadista. XIXCOBEQ, Búzios, 2012.
  • [4] CORRÊA, G. R.. Desenvolvimento, produção e caracterização de compósitos de madeira-plásticos para aplicação na indústria moveleira. Belo Horizonte: REDEMAT, 200
  • [5] GUEDES, R. C. Projeto e construção de uma câmara reverberante em escala reduzida para caracterização acústica de materiais absorventes. Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
  • [6] KAMIMURA, E. Potencial dos resíduos de borracha de pneus pela indústria da construção civil. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis. 2004.
  • [7] MACEDO, D. C. B.; TUBINO, R. M. C. Comportamento térmico e acústico de placas pré-moldadas, 1o. Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto pré-moldado, São Carlos, 2005.
  • [8] NAIME, R.; SILVA, R. D. Utilização de pneus usados na fabricação de telhas. INGEPRO - Inovação, gestão, produção, Universidade FEEVALE, v. 02, n. 1, 2010.
  • [9] PACHECO, F. T.; DING, Y.; JALALI, S. Properties and durability of concrete containing polymeric wastes (tyre rubber and polyethylene terephthalate bottles): An overview. Construction and Building Materials, Guimarães, 2011.
Como citar:

LIMA, E. L. B.; DIAS, L. M. M.; OLIVEIRA, L. C.; HALASZ, M. R. T.; "REUTILIZAÇÃO DA BORRACHA PROVENIENTE DA RECAUCHUTAGEM DE PNEUS NA CONFECÇÃO DE PLACAS ISOLANTES TERMO ACÚSTICAS", p. 13566-13573 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-0731-24260-142886

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações