Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Representação visual de sistemas: suporte para a construção colaborativa de sentidos na elaboração de jogos analógicos como projeto de pesquisa e aprendizagem no Ensino Médio

Visual representation of systems: support for the collaborative construction of meanings in the elaboration of analog games as research and learning projects in High School

Dias, Cynthia Macedo ; Farbiarz, Jackeline Lima ;

Artigo completo:

Enquanto cresce a demanda por práticas pedagógicas que promovam a horizontalização das relações, a compreensão das partes no todo, o olhar sistêmico, a articulação teoria e prática, conhecimentos verbais e lineares permanecem no topo da hierarquia de saberes em relação ao pensamento visual e sistêmico. Apresentamos um recorte de uma experiência realizada em uma escola de Ensino Médio Integrado, estruturada em torno da criação coletiva de um jogo analógico a partir de um processo de pesquisa. A organização do processo foi inspirada no modelo de processo de projeto em Design denominado "duplo diamante". Após um momento expositivo e dialogado sobre a representação visual de sistemas, foram propostos três exercícios, progressivos em termos de complexidade do conteúdo, complexidade do formato de representação, configurações de colaboração e suportes. A representação visual serviu como diagnóstico, exercício, instrumento de apoio à aprendizagem e ao trabalho coletivo, e base para a definição das regras e do discurso do jogo criado a partir do sistema modelado. As dificuldades e avanços reforçam a importância da representação visual como suporte para o pensamento e o trabalho individual e colaborativo, e da mediação dos professores para o desenvolvimento de todos nas múltiplas inteligências envolvidas.

Artigo completo:

As grows the demand for pedagogical practices that promote the horizontalization of relationships, the understanding of the parts as a whole, the systemic view, the articulation of theory and practice, verbal and linear knowledge remain at the top of the hierarchy of knowledge in relation to visual and systemic thinking. We present an excerpt of an experience conducted in an Integrated High School, structured around the collective creation of an analog game based on a research process. The process organization was inspired by the design process model in Design named "Double Diamond". After an expository and dialogued moment about the visual representation of systems, three exercises were proposed, progressive in terms of content complexity, representation format complexity, collaboration configurations and supports. Visual representation served as a diagnosis, an exercise, a tool to support learning and collective work, and a basis for defining the rules and discourse of the game created from the modeled system. The difficulties and advances reinforce the importance of visual representation as support for individual and collaborative thinking and work, and of teachers' mediation for the development of all in the multiple intelligences involved.

Palavras-chave: representação visual; design de jogos; jogos analógicos; colaboração,

Palavras-chave: visual representation; game design; analog games; collaboration,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0385

Referências bibliográficas
  • [1] Bogost, I. (2010). Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. Cambridge, MA: MIT Press, 2010.
  • [2] Design Council. (2007). Eleven lessons: managing design in eleven global companies – Desk research report. London: Design Council. Disponível em www.designcouncil.org.uk
  • [3] Floss, M., & Prado, E. V. do. (2015). Os princípios do SUS. (07m52s) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PzVxQkNyqLs&list=PL6uDN8MQ_oRCiqP6mvHRD7EJJjS9T1bQk&index= Acesso em 21 jul 2019.
  • [4] Frigotto, G., & Araujo, R. M. L. (2015). Práticas Pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso), v. 52, pp. 61-80.
  • [5] Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas.
  • [6] Juul, J. (2005). Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Kindle ed. Cambridge, MA; London, England: The MIT Press.
  • [7] Fullerton, T. (2008). Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. 2nd. ed. Elsevier: Massachussets.
  • [8] Pazmino, A. V. (2015). Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher.
  • [9] Zimmerman, E. (2013). Gaming literacy: Game design as a model for literacy in the twenty-first century. Intersemiose - revista digital, v. 4, pp. 23–31.
Como citar:

Dias, Cynthia Macedo; Farbiarz, Jackeline Lima; "Representação visual de sistemas: suporte para a construção colaborativa de sentidos na elaboração de jogos analógicos como projeto de pesquisa e aprendizagem no Ensino Médio", p. 1161-1172 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0385

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações