Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Reaproveitamento dos resíduos do Jupati (Raphia taedigera) e sua aplicabilidade na produção de mobiliário

Santos, Amanda Paloma Bahia dos ; Martins, Elisa Batista Conrado ; Silva, Yasmim Mariana Baia ; Jardim, Ninon Rose Tavares ;

Artigo completo:

O presente artigo tem como objeto de estudo o resíduo proveniente da produção artesanal dos produtos de Jupati (Raphia Taedigera), bem como sua aplicabilidade na produção de mobiliário e artigos de decoração. Matéria-prima que é descartada após a retirada da “tala” que é comumente usada na confecção do matapi, armadilha artesanal de pesca do camarão, e de cestos em diversos tamanhos, por artesãos do município de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó-PA. A pesquisa se inicia com o estudo da matéria-prima e experimentações através de análises de estratégias para aproveitar suas características físicas, de resistência e textura. Por fim, foram aplicadas metodologias de projeto de Design e técnicas de criatividade para a construção dos produtos, bem como seus conceitos. Ao final da pesquisa foram criadas duas peças, com bons resultados da aplicabilidade do material na confecção dos produtos.

Artigo completo:

Palavras-chave: Resíduos; Jupati; Mobiliário,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-2.2.043

Referências bibliográficas
  • [1] COSTA, Manuela; SIMÕES, Vanessa. Design de superfície e tradição artesanal: Produtos inspirados no artesanato em fibra de São Sebastião da Boa Vista. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design). UEPA-PA, 201
  • [2] JARDIM, Ninon Rose. Mulheres entre enfeites & caminhos: cartografia de memórias em saberes e estéticas do cotidiano no Marajó das florestas (s.s. da boa vista - pa) / Ninon Rose Tavares Jardim. Belém, PA: - 2013.
  • [3] ______. Design e Artesanato: Relatos de uma Experiência em São Sebastião da Boa Vista - Ilha do Marajó/Pará/Brasil.4º CIPED, 2007. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: AEND-BR, 2007.
  • [4] NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003. JUPATÍ (RAPHIA TAEDIGERA MART .): A SUA UTILIZAÇÃO POR COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO ESTADO DO PARÁ. Disponível em: Acesso em 06 mar de 2017.
  • [5] OLIVEIRA, Vanessa Cristina da. Desenvolvimento de um compósito estrutural do tipo sanduíche com núcleo da Raphia Taedigera : Avaliação mecânica. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará (Orientação: Profa. Dra. Carmen Gilda Barroso Tavares Dias): Belém, 2018. Processo de extração e beneficiamento da fibra de buriti. Disponível em Acesso em 06 mar de 2017.
  • [6] SANTOS, Núbia Suely Silva. Análise experimental e teórica do comportamento mecânico sob carregamentos quase-estáticos de compósitos reforçados com fibras vegetais / Nubia Suely Silva Santos. Campinas, SP: [s.n.], 2010.
  • [7] SODRÉ, José Barbosa . Morfologia das palmeiras como meio de identificação e uso paisagístico / José Barbosa Sodré. Lavras, MG: [s.n], 2005.
Como citar:

Santos, Amanda Paloma Bahia dos; Martins, Elisa Batista Conrado; Silva, Yasmim Mariana Baia; Jardim, Ninon Rose Tavares; "Reaproveitamento dos resíduos do Jupati (Raphia taedigera) e sua aplicabilidade na produção de mobiliário", p. 470-477 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-2.2.043

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações