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REALIDADE VIRTUAL E GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE REALIDADES IMERSIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

VIRTUAL REALITY AND GAMIFICATION: A STUDY ABOUT IMMERSIVE REALITIES IN THE LEARNING PROCESS

Rodrigues, Tiago; Busarello, Raul;

Poster:

Este artigo apresenta uma análise teórica sobre a utilização da realidade virtual, atrelada às estratégias de gamificação, seguindo o estudo D3NA, processos de aprendizagem. Foram realizadas duas revisões sistemáticas nas bases de dados Google Scholar e Ebscohost, entre o período de setembro e outubro de 2016. A pesquisa demonstra que a realidade virtual carrega os elementos necessários para o processo da gamificação, mesmo que indiretamente, pela forma como os ambientes são construídos e de como o usuário é instruído.

Poster:

This article presents a theoretical analysis regarding the usage of virtual reality, matched to gamification strategies, following a studying method called D3NA, as a form of applied learning processes survey. There were two systematic reviews about the theme on Google Scholar and Ebscohost databases, through September and October 2016. The research proves that virtual reality carries the required elements for the gamification process, even if indirect, by the way which the environments are built and how the users are guided.

Palavras-chave: Virtual. Gamificação. Objetos de Aprendizagem,

Palavras-chave: Virtual Reality. Gamification. Learning Objects,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0035

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Como citar:

Rodrigues, Tiago; Busarello, Raul; "REALIDADE VIRTUAL E GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE REALIDADES IMERSIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM", p. 325-331 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0035

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