Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
Quebra-letras: uma alternativa para o ensino da anatomia e terminologia tipográfica
Quebra-letras: an alternative for teaching type anatomy and typographic terms
S., Giovana Gabrielle da ; Cunha, Rodrigues ;
CONGIC 2025:
O ensino do design de tipos no Brasil carece de materiais didáticos específicos e acessíveis. Este estudo desenvolveu e avaliou um material didático manipulável para o ensino da anatomia e terminologia tipográfica, envolvendo discentes e docentes de tipografia de instituições públicas de ensino brasileiras. A metodologia de desenvolvimento foi adaptada do modelo ADDIE (Filatro, 2008), e incluiu questionários, análise de similares, prototipagem e oficina. Os resultados indicaram que o Quebra-letras favorece o aprendizado e mostra-se uma ferramenta eficaz para o ensino ativo da tipografia, além de ampliar o repertório didático da área.
CONGIC 2025:
The teaching of type design in Brazil lacks specific and accessible teaching materials. This study developed and evaluated a manipulable didactic material for teaching typographic anatomy and terminology, involving typography students and teachers from Brazilian public educational institutions. The development methodology was adapted from the ADDIE model (Filatro, 2008), and included questionnaires, similarity analysis, prototyping and a workshop. The results indicated that Quebra-letras favors learning and proves to be an effective tool for actively teaching typography, as well as expanding the didactic repertory in the area.
Palavras-chave: tipografia, anatomia tipográfica, material didático,
Palavras-chave: typography, type anatomy, didactic material,
DOI: 10.5151/cidi2025-1080619
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Como citar:
S., Giovana Gabrielle da; Cunha, Rodrigues; "Quebra-letras: uma alternativa para o ensino da anatomia e terminologia tipográfica", p. 2310-2322 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1080619
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