CONGIC 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de material educativo em guarani-português sobre saúde bucal para crianças indígenas da Aldeia Araçaí-PR

Proposal for educational material in Guarani-Portuguese on oral health for indigenous children from Aldeia Araçaí-PR

Moura, Flora K. ; Vieira, Gustavo M. ; Preisler, Yana ; Bernardo, Nauan F. F. F. ; Spinillo, Carla G. ;

CONGIC 2025:

Materiais educativos sobre saúde indígena frequentemente desconsideram a identidade cultural e linguística das comunidades, afetando sua aceitação e eficácia. Este artigo apresenta o desenvolvimento de material impresso interativo bilíngue (Português-Guarani) sobre saúde bucal para crianças indígenas da Aldeia Araçaí-PR, desenvolvido em Curso de Graduação em Design Gráfico. O processo de design incluiu estudos analíticos e de campo na Aldeia, elaboração e validação do material por especialista em saúde, e avaliação com 20 crianças. Isto levou a aprimoramentos no material, valorizando a identidade cultural indígena, promovendo informação estruturada e relevante para a comunidade.

CONGIC 2025:

Educational materials on indigenous health often disregard the cultural and linguistic identity of the communities, affecting their acceptance and effectiveness. This article presents the development of bilingual (Portuguese-Guarani) interactive printed material on oral health for indigenous children from the Araçaí-PR Village, developed during a Graphic Design undergraduate course. The design process included analytical and field studies in the village, preparation and validation of the material by a health specialist, and evaluation with 20 children. This led to improvements in the material, valuing indigenous cultural identity and promoting structured and relevant information for the community.

Palavras-chave: material educativo, saúde, indígena,

Palavras-chave: educational material, health, indigenous,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091756

Referências bibliográficas
  • [1] Baldisserotto, J., Ferreira, A. M., & Warmling, C. M. (2019). Condições de saúde bucal da população indígena guarani moradora no Sul do Brasil. Cadernos Saúde Coletiva, 27(4), 468–475.
  • [2] Coutinho, S. G. (2006). Design da Informação para Educação. Blucher.
  • [3] Frascara, J. (Org.). (2006). Designing effective communications: Creating contexts for clarity and meaning. Allworth Press.
  • [4] Mauricio, H. D. A., Fávaro, T. R., & Moreira, R. D. S. (2024). Desigualdade em saúde bucal: Caracterização do povo indígena Xukuru do Ororubá, Pernambuco, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 29(12), e0671202
  • [5] Montt-Blanchard, D., Najmi, S., & Spinillo, C. G. (2023). Considerations for community engagement in design education. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, 9(2), 234–263.
  • [6] Myerson, J. (2016). Scaling down: Why designers need to reverse their thinking. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, 2(4), 288–299.
  • [7] Patel, J., Hearn, L., Gibson, B., & Slack-Smith, L. (2014). International approaches to Indigenous dental care: What can we learn? Australian Dental Journal, 59(4), 439–445.
  • [8] Pettersson, R. (2012). Information Design: Principles and Guidelines. John Benjamins Publishing.
  • [9] Pontis, S. (2019). Making sense of field research: A practical guide for information designers.
  • [10] Anais do CIDI 2025 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
  • [11] Proceedings of CIDI 2025 - 12th Information Design International Conference
  • [12] Actas de CIDI 2025 - 12º Congreso Internacional de Diseño de la Información
  • [13] Flora K. Moura, Gustavo M. Vieira, Yana Preisler, Nauan F. F. F. Bernardo, Carla G. Spinillo | Proposta de material educativo em guarani-português sobre saúde bucal para crianças indígenas da Aldeia Araçaí-PR | 15 Routledge.
  • [14] Shea, A., Lupton, E., & Drenttel, W. (2012). Designing for social change: Strategies for community-based graphic design (1st ed). Princeton Architectural Press.
  • [15] Twyman, M. (2002). The Significance of Graphic Language. Information Design Journal, (10)2, 129-162.
Como citar:

Moura, Flora K.; Vieira, Gustavo M.; Preisler, Yana; Bernardo, Nauan F. F. F.; Spinillo, Carla G.; "Proposta de material educativo em guarani-português sobre saúde bucal para crianças indígenas da Aldeia Araçaí-PR", p. 2447-2461 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091756

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações