Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Proposta de alternativa de traçado para uma nova linha do sistema VLT na cidade do Rio de Janeiro conectando o Aeroporto Internacional Tom Jobim ao centro da cidade

Proposal of an alternative route for a new line of the LRV system in the city of Rio de Janeiro connecting the Tom Jobim Internacional Airport to the city center

Carvalho, Priscila Regina Damasio ;

Resumo:

Diante dos diversos problemas que a cidade do Rio de Janeiro sofre com relação à mobilidade urbana, o presente trabalho tem o objetivo de contribuir com melhorias ao sistema de transporte público coletivo da cidade, a partir da apresentação de propostas de expansão do seu sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O estudo realizado foi um trabalho de final de curso de graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e os resultados encontrados são parciais, sendo ainda necessários mais estudos. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o sistema VLT, para compreender como ele surgiu, quais são suas características e onde já é implantado no Brasil e no exterior. Foi realizado também um estudo de caso em que verificou-se, a partir de entrevistas, que 34% dos passageiros que embarcam ou desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim tem como origem ou destino bairros da Zona Sul da cidade, e dessa parcela, somente um pequeno percentual de 36% utilizam como meio de deslocamento o transporte público coletivo. Foi, então, proposta uma alternativa de traçado para uma nova linha VLT, suprindo essa demanda e aproveitando seu potencial de regeneração urbana para desenvolver urbanisticamente áreas degradadas da cidade.

Resumo:

Due to several problems that the city of Rio de Janeiro suffers in relation to urban mobility, the present work has the objective to propose improvements to the collective public transportation system of the city, from the expansion of its Light Rail Vehicle (LRV) system. The study was an end-of-course work in Civil Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro, the results are partial and more studies are necessary. A bibliographic review about the LRV system was made to understand how it was born, what are its characteristics and where it is already implanted in Brazil and around the world. A case study was made in which it was verified, from interviews, that 34% of the passengers that arrive or leave the Tom Jobim International Airport have as origin or destination districts of the South Zone of the city, and of that portion, only a small percentage of 36% use collective public transportation. An alternative route was proposed for a new VLT line, supplying this demand and taking advantage of its urban regeneration potential to develop the urbanism of degraded areas of the city.

Palavras-chave: Mobilidade urbana, Transporte público, Sistema VLT, Regeneração urbana,

Palavras-chave: Urban mobility, Public transportation, LRV system, Urban regeneration,

DOI: 10.5151/singeurb2019-112

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES DE PASSAGEIROS SOBRE TRILHOS (ANPTrilhos). VLT – Mobilidade Sustentável. 2016. Disponível em: Acesso em: 25 out. 2018.
  • [2] CCR. Estudo Preliminar e Provisório de Implementação do Veículo Leve sobre Trilhos na Região Portuária e Centro do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 201 Disponível em: < http://www.portomaravilha.com.br/conteudo/estudos/estudo_tecnico_preliminar_vlt_ccr.pdf> Acesso em: 04 jan. 2019
  • [3] MOTTA, Marcio Wixak Vieira. O Veículo Leve Sobre Trilhos: Considerações sobre seus atributos como justificativa para a sua implantação, Dissertação de Mestrado, Programa de Engenharia Urbana, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 201
Como citar:

Carvalho, Priscila Regina Damasio; "Proposta de alternativa de traçado para uma nova linha do sistema VLT na cidade do Rio de Janeiro conectando o Aeroporto Internacional Tom Jobim ao centro da cidade", p. 838-845 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-112

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações