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Proposição para abordagem algorítmica de planejamento integrado de transportes e uso do solo

Proposition of land use transport integrated planning algorithmic approach

Geaquinto, Pedro Dias ;

Resumo:

A inclusão da integração com o uso do solo acrescenta complexidade aos já difíceis problemas de desenho de rede de transportes. Então, a limitação da cognição humana reivindica o uso de recursos computacionais. Ao mesmo tempo, esses são problemas complexos de se modelar. Esse trabalho se refere a uma exploração metodológica inicial no curso de doutorado em Engenharia de Transportes. O objetivo desse ensaio é estabelecer etapas metodológicas, e suas relações, para compor um método generativo e algorítmico que reconheça a interação entre transportes e uso do solo. Para tanto, foram explorados conceitos da morfologia urbana e da pesquisa operacional, de maneira teórico-conceitual. Como resultado, foram estabelecidas as bases ontológicas de um sistema dinâmico que será desenvolvido ao longo da confecção da tese. Dessa forma, o trabalho desenvolve um método generativo orientado aos objetivos de planejamento em vez das heurísticas restritas por gramáticas, presentes na literatura.

Resumo:

The inclusion of integration with land use adds complexity to the already difficult problems of transport network design. Therefore, the limitation of human cognition claims the adoption of computational resources. Meanwhile, these are complex model problems. This paper refers to an initial methodological evaluation within PhD studies in Transport Engineering. The objective of this essay is to establish methodological steps, and their relationships, to compose a generative and algorithmic method that recognizes the interaction between transport and land use. For this purpose, concepts of urban morphology and operational research were explored in a theoretical assessment. As a result, this work establishes the ontological basis of a dynamic system to be developed in the thesis. Hence, this work develops a generative method oriented to the planning objectives instead of heuristics restricted by grammar, as seen in the literature.

Palavras-chave: LUTI, Desenho generativo, Morfologia urbana,

Palavras-chave: Land use transport interaction, Generative design, Urban morphology,

DOI: 10.5151/singeurb2019-107

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Como citar:

Geaquinto, Pedro Dias; "Proposição para abordagem algorítmica de planejamento integrado de transportes e uso do solo", p. 803-809 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-107

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