CONGIC 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Projeto Descarte: alternativa para reduzir o descarte inadequado no IFSul Campus Pelotas

Project Disposal: Alternative to reduce inappropriate disposal at IFSul Pelotas Campus

Paiva, Alice S. ; Bartz, Bruno C. ; Moschoutis, Fernanda S. ; Becker, Vanessa ; Vieira, Bruna L. ;

CONGIC 2025:

Este artigo tem como objetivo geral propor um redesign das lixeiras da Escola de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas. O projeto nasceu na disciplina de Design da Informação e, em conjunto com o Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI), foi apontada a problemática do descarte incorreto de resíduos na escola. Foram elaboradas soluções com base nos princípios do design da informação para fomentar a comunidade a realizar o descarte adequado e, dessa forma, colaborar na eficácia da coleta seletiva e no ciclo de reciclagem dos produtos.

CONGIC 2025:

The general objective of this article is to propose a redesign of the waste bins at the Design School of the Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas Campus. The project originated in the Information Design discipline, and in conjunction with the Integrated Environmental Management Center (NUGAI), the problem of incorrect waste disposal was identified. Solutions were developed based on information design principles to encourage the community to perform proper disposal and, thereby, contribute to the effectiveness of selective collection and the product recycling cycle.

Palavras-chave: sustentabilidade, reciclagem, design da informação,

Palavras-chave: sustainability, recycling, information design,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091706

Referências bibliográficas
  • [1] Alves, R.R. (2019) Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde: a transformação do mundo em que vivemos. Petrópolis, RJ: Vozes.
  • [2] Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. (2001). Resolução CONAMA nº 275, de 25 de abril 2001.
  • [3] Dick, M. E., Gonçalves, B. S., & Vitorino, E. V. (2017). Design da informação e competência em informação: relações possíveis. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, 14(1), 1–1 https://doi.org/10.51358/id.v14i1.500
  • [4] Frascara, J. (2004). Communication design: Principles, methods, and practice. New York: Allworth Press. (p. 25-30)
  • [5] Frascara, J. (2011). ¿Qué es el diseño de información? (p. 22-50).
  • [6] Gonçalves. C. G. (2024) Gerenciamento de resíduos sólidos gerados em cursos de design de uma instituição federal de ensino. [Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense]
  • [7] Horn, R. E. (1999). Information design. Cambridge, MA: MIT Press. (p. 15-18) (p. 55-60)
  • [8] Manzini, E. (2008). Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, p.19-37.
  • [9] Pettersson, R. (2010). Information design–Principles and guidelines. Journal of Visual Literacy, 29(2), (p. 167-182).
  • [10] Vezzoli, C. (2018). Design para a sustentabilidade ambiental: O design do ciclo de vida dos produtos. São Paulo: Blucher.
Como citar:

Paiva, Alice S.; Bartz, Bruno C.; Moschoutis, Fernanda S.; Becker, Vanessa; Vieira, Bruna L.; "Projeto Descarte: alternativa para reduzir o descarte inadequado no IFSul Campus Pelotas", p. 2269-2279 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091706

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações