Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Projetando para o daltonismo: o design instrucional como ferramenta para a construção de interfaces digitais mais inclusivas
Projecting for Color Blindness: instructional design as a tool to construct more inclusive digital interfaces
Freitas, Gabrielle Gonçalves de; Serrate, Jéssica Santos; Ferreira, Laís de Souza Dias; Raskin, Stefany Sivia Friedlander; Real, Victor Kraide Corte
Full Paper:
O daltonismo — anomalia visual caracterizada pela dificuldade de distinção entre determinadas cores —, embora possa ser um fator que comprometa a compreensão parcial ou total de uma peça visual, não é amplamente abordado durante o desenvolvimento de projetos em design. Considerando que grande parte das informações captadas pelo ser humano provém da visão e que muitas peças gráficas dependem da relação entre cores para evidenciar seus aspectos fundamentais, a existência de um ruído na comunicação com o público daltônico é praticamente certeira. O presente artigo se baseia nos princípios do Design Universal para evidenciar a necessidade de se desenvolver projetos considerando as limitações de possíveis usuários com discromatopsia, visando reconhecer e atender suas necessidades para que a comunicação aconteça de forma apropriada para todos os tipos de público.
Color Blindness — a visual anomaly characterized by the difficulty in distinguishing certain colors —, while a factor that may compromise partial or total understanding of a graphic design, isn’t widely covered in project design. Considering that a large part of the information captured by human being comes from our vision, and that many graphic pieces depend on the relationships between colors to highlight their own fundamental aspects, issues in communication with a colorblind audience is practically a given. This article uses the principles of Universal Design to highlight the need of considering the limitations of possible users with dyschromatopsia during the design process, aiming to recognize and meet their needs, so that communication can happen in an appropriate way for all kinds of people.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cidicongic2021-081-352993-CIDI-Sociedade.pdf
Referências bibliográficas
- [1] "Acessibilidade Brasil. (2014). Uma ONG que trabalha pela acessibilidade. Disponível em http://www.acessibilidadebrasil.org.br/joomla/noticias/134-uma-ong-que-trabalha-pela-acessibilidade
- [2] Almeida, M. F. O. (2014) Conceitos e características da deficiência visual. Portal Educação. https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/deficiencia-visual-familia-escola/57025#:~:text=Caracter%C3%ADsticas%20da%20Defici%C3%AAncia%20Visual&text=caracteriza%2Dse%20por%20perda%20da,uso%20de%20lentes%20de%20corre%C3%A7%C3%A3o
- [3] Alves, A. V. (2017). Design Universal na Prática. Disponível em http://igti.com.br/blog/design-universal/
- [4] Barbosa, S. D. J; Silva, B. S. S. (2010). Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier.
- [5] Connor, C. O’. (2014). Color Contrast And Why You Should Rethink It. Smashing Magazine. Disponível em https://www.smashingmagazine.com/2014/10/color-contrast-tips-and-tools-for-accessibility/
- [6] Da Vinci, L. (2013). Tratado de Pintura - Leonardo Da Vinci - Preceitos da Pintura - Vol. 1. (F. Moraes, Trad.). São Paulo: Editora Criativo. (Obra original publicada em 1651)
- [7] Erlandson, R. F. (2008). Universal and accessible design for products, services, and processes. New York: Taylor & Francis Group
- [8] Frank, . C. B. Junior; Oliveira, I. P.; Sales, Lanna; Spuza, Renata (2015). Signos de trânsito pelos portadores de daltonismo. Anais do 15o Ergodesign & Usihc [Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1], 1414-1417. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/signos-de-trnsito-pelos-portadores-de-daltonismo-19089
- [9] Fraser, T. & Banks, A. (2007). O guia completo da cor. São Paulo: Senac São Paulo.
- [10] Jenny, B. & Kelso, N. V. (2007). Color design for the color vision impaired. Cartographic Perspectives. Number 57.
- [11] Küppers, H. (1996). Fundamentos de la teoria de los colores. México: Ediciones G. Gili.
- [12] Lidwell, W., Holden, K. & Butler, J. (2011). Princípios Universais do Design. Porto Alegre: Bookman.
- [13] Logvinenko, A. D. (2014). On the colours dichromats see. Color Research & Application. Vol. 39, Issue 2.
- [14] Maia, A. F. D. V. M; Spinillo, C. G. (2012). O Papel Do Design Em Projetos Para Daltônicos. Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a inovação Florianópolis: IDEMi 2012, Florianópolis.
- [15] Maia, A. F. D. V. M. (2013). Representação Gráfica de Mapas para Daltônicos: Um Estudo de Caso dos Mapas da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/29947/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20FORTES%20DALLA%20VALLE%20MAJO%20DA%20MAIA.pdf?sequence=1
- [16] Ministério da Saúde. Governo Federal. (2017). Acessibilidade. Disponível em http://www.saude.gov.br/acessibilidade
- [17] Ministério Público do Estado de São Paulo. (2010). Desenho universal: e habitação de interesse social. Disponível em http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/manual-desenho-universal.pdf
- [18] Neiva, M. (2008) Sistema de Identificação de Cor para Daltônicos: Código Monocromático.
- [19] Portugal: Universidade do Minho. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9191
- [20] Norma brasileira. (2004). Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/nbr_%å2009050_acessibilidade%20%202004%20%20acessibilidade_a_edificacoes_mobiliario_1259175853.pdf
- [21] The Center for Universal Design. North Carolina State University College of Design, (1997). The Principles of Universal Design. Disponível em
- [22] https://projects.ncsu.edu/ncsu/design/cud/about_ud/udprinciples.htm
- [23] The Newton Project. Cambridge Faculty of History. (2003). Of Colors. Disponível em http://www.newtonproject.ox.ac.uk/view/texts/normalized/NATP00004"
- [24]
Como citar:
Freitas, Gabrielle Gonçalves de; Serrate, Jéssica Santos ; Ferreira, Laís de Souza Dias ; Raskin, Stefany Sivia Friedlander ; Real, Victor Kraide Corte ; "Projetando para o daltonismo: o design instrucional como ferramenta para a construção de interfaces digitais mais inclusivas", p-1045-1062.
In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-081-352993-CIDI-Sociedade.pdf
últimos 30 dias
189
downloads
1
visualizações
7
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Projetando para o daltonismo: o design instrucional como ferramenta para a construção de interfaces digitais mais inclusivas JO - Blucher Design Proceedings VL - 9 IS - 1 SP - 1045 EP - 1062 PY - 2021 T2 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design AU - , , , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-081-352993-CIDI-Sociedade.pdf UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/projetando-para-o-daltonismo-o-design-instrucional-como-ferramenta-para-a-construo-de-interfaces-digitais-mais-inclusivas-36527 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Freitas20144,
title="Projetando para o daltonismo: o design instrucional como ferramenta para a construção de interfaces digitais mais inclusivas",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="9",
number="1",
pages="1045 - 1062",
year="2021",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-081-352993-CIDI-Sociedade.pdf",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/projetando-para-o-daltonismo-o-design-instrucional-como-ferramenta-para-a-construo-de-interfaces-digitais-mais-inclusivas-36527",
author="Gabrielle Gonçalves de Freitas", "Jéssica Santos Serrate", "Laís de Souza Dias Ferreira", "Stefany Sivia Friedlander Raskin", "Victor Kraide Corte Real",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Gabrielle Gonçalves de Freitas, Jéssica Santos Serrate, Laís de Souza Dias Ferreira, Stefany Sivia Friedlander Raskin, Victor Kraide Corte Real, Projetando para o daltonismo: o design instrucional como ferramenta para a construção de interfaces digitais mais inclusivas, Blucher Design Proceedings, Volume 9, 2021, Pages 1045-1062, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-081-352993-CIDI-Sociedade.pdf (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/projetando-para-o-daltonismo-o-design-instrucional-como-ferramenta-para-a-construo-de-interfaces-digitais-mais-inclusivas-36527) Palavras-chave:: ;