CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Projetando para a voz no contexto bancário: uma proposta de interface multimodal para o aplicativo do Banco do Brasil

Designing for voice in the banking context: a multimodal interface proposal for the Banco do Brasil application

Dick, Maurício Elias Klafke ; Tanaka, Anderson Massao ;

CIDI 2025:

Diante da popularização dos assistentes de voz no setor financeiro, este estudo investiga as limitações da interface atual do aplicativo do Banco do Brasil quanto ao uso de comandos de voz e propõe uma forma de interação natural por meio de uma interface multimodal baseada em comandos de voz. A metodologia adotada foi baseada no modelo de Garrett (2011), que estrutura o projeto em cinco planos: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície. Como resultado, tem-se a proposta de um sistema integrado à interface gráfica do aplicativo, que busca proporcionar uma experiência bancária mais inclusiva, prática e acessível.

CIDI 2025:

Given the popularization of voice assistants in the financial sector, this study investigates the limitations of current Banco do Brasil application interface regarding the use of voice commands and proposes a way of natural interaction through a multimodal interface based on voice commands. The methodology was based on the Garrett model (2011), which structures the project into five planes: Strategy, Scope, Structure, Skeleton and Surface. As result, we have proposed a system integrated into the application's graphical interface, which seeks to provide a more inclusive, practical and accessible banking experience.

Palavras-chave: design digital, interface por voz do usuário, projeto, aplicativo, Banco do Brasil,

Palavras-chave: digital design, voice user interface, project, application, Banco do Brasil,

DOI: 10.5151/cidi2025-1079823

Referências bibliográficas
  • [1] "Baer, K. (2021). Information design workbook, revised and updated: Graphic approaches, solutions, and inspiration+ 30 case studies. Quarry Books Editions.
  • [2] Banco Bradesco SA. (2024a). Banco Bradesco. [S. l.], 2024. Disponível em:
  • [3] https://apps.apple.com/br/app/banco-bradesco/id336954985. Acesso em: 30 out. 2024.
  • [4] Banco Bradesco SA. (2024b). BIA Bradesco Inteligência Artificial. [S. l.], 202 Disponível em: https://banco.bradesco/bia/. Acesso em: 30 out. 202
  • [5] Banco do Brasil SA. (2024). Banco do Brasil: Conta Digital. [S. l.], 2024. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.bb.android&hl=pt_BR. Acesso em: 30 out. 2024.
  • [6] Banco Inter SA. (2024). Inter: Conta, Cartão e Pix. [S. l.], 2024. Disponível em:
  • [7] https://apps.apple.com/br/app/inter-conta-cartão-e-pix/id839711154. Acesso em: 4 out. 2024.
  • [8] Banco Santander (Brasil) S.A. (2024). Banco Santander Brasil. [S. l.], 2024. Disponível em: https://apps.apple.com/br/app/banco-santander-brasil/id613365711. Acesso em: 30 out. 2024.
  • [9] Bouzid, A., & Ma, W. (2022). The Elements of Voice First Style. O'Reilly Media, Inc.
  • [10] Caixa Econômica Federal. (2024). CAIXA. [S. l.], 2024. Disponível em:
  • [11] https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gabba.Caixa&hl=pt_BR. Acesso em: 30 out. 2024.
  • [12] Cohen, M. H., Giangola J. P., & Balogh, J. (2004). Voice user interface design. Addison-Wesley
  • [13] Professional.
  • [14] Dasgupta, R. (2018). Voice User Interface Design: Moving from GUI to Mixed Modal Interaction.
  • [15] Hyderabad, Telangana, India. https://doi.org/10.1007/978-1-4842-4125-7_1
  • [16] Deloitte Global. (2023a). Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 - Volume 1. São Paulo: Febraban.
  • [17] Deloitte Global. (2023b) Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 - Volume 2. São Paulo: Febraban.
  • [18] Deloitte Global. (2024a). Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 - Volume 1. São Paulo: Febraban.
  • [19] Deloitte Global. (2024b) Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024 - Volume 2. São Paulo: Febraban.
  • [20] Doherty, D.; & Curran, K. (2019). Chatbots for online banking services. Web Intelligence, v. 17, n. 4, p. 327–342.
  • [21] Garrett, Jesse James. (2011). The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2. ed.
  • [22] Iliev, Y.; Ilieva, G. (2023). A Framework for Smart Home System with Voice Control Using NLP Methods. Electronics 2023, 12, 116. https://doi.org/10.3390/electronics12010116
  • [23] Itaú Unibanco Holding S.A. (2024). Assistente Virtual Itaú. Disponível em:
  • [24] https://www.itau.com.br/atendimento-itau/para-voce/assistente-virtual-itau. Acesso em: 13 out. 20
  • [25] Klein, L. (2015). Design for Voice Interfaces. Sebastopol: O’Reilly Media, Inc.
  • [26] Neto, A. T., Fortes, R. P. M., & Silva Filho, A. G. da (2008). Multimodal interfaces design issues: the fusion of well-designed voice and graphical user interfaces. In Proceedings of the 26th annual ACM international conference on Design of communication, p. 277-278.
  • [27] Nu. (2024). Nubank: conta, cartão e mais. [S. l.], 2024. Disponível em:
  • [28] https://play.google.com/store/search?q=nubank&c=apps&hl=pt_BR. Acesso em: 30 out. 2024.
  • [29] Pearl, C. (2016). Designing voice user interfaces: Principles of conversational experiences. O'Reilly Media, Inc.
  • [30] Santos, A. dos. (2018). Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduação em design e áreas afins. Curitiba, PR: Insight.
  • [31] Sharp, H.; Rogers, Y.; & Preece, J. (2019). Interaction Design: beyond human-computer Interaction. 5. ed. Indianapolis: Wiley.
  • [32] Tomlin, W.C. (2018). What’s a Persona?. In: UX Optimization. Apress, Berkeley, CA.
  • [33] https://doi.org/10.1007/978-1-4842-3867-7_2.
  • [34] Twyman, M. (1982). The graphic presentation of language. Information Design Journal, v. 3, n. 1, p. 2-22."
Como citar:

Dick, Maurício Elias Klafke; Tanaka, Anderson Massao; "Projetando para a voz no contexto bancário: uma proposta de interface multimodal para o aplicativo do Banco do Brasil", p. 1-16 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1079823

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações