Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Produção de Moléculas Sinalizadoras de Quorum Sensing por Cepas de Enterococcus faecium e Enterococcus faecalis Isoladas do Processamento de Ricota

Fernandes, Meg da Silva ; Esper, Luciana Maria Ramires ; Kabuki, Dirce Yorika ; Kuaye, Arnaldo Yoshiteru ;

Resumo:

Quorum sensing (QS) corresponde a um processo de comunicação intra e interespécies microbianas, mediado por sinais químicos extracelulares, denominadas moléculas sinalizadoras ou auto indutoras (AI). O acúmulo extracelular dessas moléculas denota a presença de população relativamente densa, fazendo com que as bactérias apresentem um comportamento coordenado, controlando muito das suas funções, tais como a formação de biofilmes. O objetivo deste trabalho foi pesquisar a produção de moléculas sinalizadoras de QS por cepas de E. faecium e E. faecalis. Foram utilizadas 4 cepas de E. faecium e 4 cepas de E. faecalis isoladas do ambiente de processamento de ricota. Estas cepas foram selecionadas por serem formadoras de biofilme. As cepas foram submetidas a análise da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para a detecção do gene luxS, codificadora da enzima S-ribosilhomocisteinase que participa na produção de AI-2. Além disso, a detecção de moléculas AI-2 foram avaliadas na presença do biossensor Vibrio harveyi BB170 utilizando-se luminômetro. Como controles positivos foram utilizadas as cepas de Salmonella Typhimurium ATCC 14028 e Escherichia coli O157:H7 e como controles negativos foram utilizados os meios de cultura Luria-Bertani (LB) e Autoinducer Bioassay (AB) estéreis. Todas as cepas de E. faecalis e E. faecium apresentaram o gene luxS, o que demonstra a possibilidade de produção do AI-2. Estes resultados foram corroborados pela confirmação da capacidade de indução do fenômeno de bioluminescência em Vibrio harveyi BB170, através da obtenção de índices relativos de atividade de luz (RLU) normatizados variando de 1,0 a 1,59. Uma cepa de E. faecalis destacou-se por apresentar maior atividade de indução que outras testadas. A presença do gene luxS e a capacidade de induzir o fenômeno da bioluminescência foram evidenciados, indicando a possibilidade da existência do fenômeno de QS entre cepas produtoras de biofilme isoladas do ambiente de processamento de ricota.

Resumo:

Palavras-chave: Quorum sensing, E. faecalis, E. faecium, luxS,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-21938

Referências bibliográficas
Como citar:

Fernandes, Meg da Silva; Esper, Luciana Maria Ramires; Kabuki, Dirce Yorika; Kuaye, Arnaldo Yoshiteru; "Produção de Moléculas Sinalizadoras de Quorum Sensing por Cepas de Enterococcus faecium e Enterococcus faecalis Isoladas do Processamento de Ricota", p. 326 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-21938

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações