Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

POTENCIALIDADES DA POÉTICA TRANSMÍDIA PARA AUXILIAR O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E O DESIGN INSTRUCIONAL

POTENTIALITIES OF TRANSMEDIA POETICS TO AID EDUCATIONAL PLANNING AND INSTRUCTIONAL DESIGN

Primo, Lane; Fadel, Luciane Maria; Ulbricht, Vânia;

Artigo Completo:

Este artigo investiga características da poética transmídia no mundo ficcional da novela digital Inanimate Alice, utilizando o método Close Reading. Os resultados podem auxiliar professores no planejamento didático de situações de aprendizagem e também designers instrucionais no desenvolvimento de projetos educacionais, utilizando a transmídia.

Artigo Completo:

This paper presents the results of investigation the characteristics of transmedia poetics in the ficcional world of digital novel Inanimate Alice using Close Reading method. The results can aid teachers to plan learning situations also instructional designers and development staff in order to develop transmedia projects.

Palavras-chave: Planejamento didático, narrativa, taxonomia de Bloom revisitada,

Palavras-chave: Didatic planning, narrative, revisited Bloom’s taxonomy,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0042

Referências bibliográficas
  • [1] AIRASIAN, P. W.; MIRANDA, H. The Role of Assessment in the Revised Taxonomy. In: Theory into Practice. Ohio: College of Education. The Ohio State University, v. 4 n.4, 2002. p. 249-254.
  • [2] BIZZOCCHI, J. Games and Narrative: an Analytical Framework. In: Loading, Online Journal of the Canadian Game Studies Association. [S.l.]: [s.n.], v. 1, 2007.
  • [3] BORDWEL, D. The Poetics of Cinema. Nova Iorque: Routledge, 2008.
  • [4] BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. CASA CIVIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 201 Princípios, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, 201 Disponivel em: . Acesso: 20 dez. 2016.
  • [5] COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 201 São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016.
  • [6] FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
  • [7] GOSCIOLA, V. Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
  • [8] INANIMATE Alice - Episódio 1 - China. Produção: Ian Harper. [S.l.]: BradField Company Ltd. 2005.
  • [9] JENKINS, H. Game Design as Narrative Architecture. In: WARDRIP-FRUIN, N.; HARRIGAN, P. First Person: New Media as Story, Performance, and Game. Cambridge MA: MIT Press, 2004. p. 118 - 130.
  • [10] JENKINS, H. Cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
  • [11] KÜLLER, J. A.; RODRIGO, N. F. Metodologia de desenvolvimento de competências. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
  • [12] MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, 2016. Disponivel em: . Acesso em: 26 Maio 2016.
  • [13] PENCE, H. E. Teaching with Transmedia. Journal of Educational Technology Systems, Annual, 40(2), 2012. 131.
  • [14] PÉREZ-RODRÍGUEZ, M. A.; DELGADO, Á. De la competencia digital y audiovisual a la competencia mediática: dimensiones e indicadores [From Digital and Audiovisual Competence to Media Competence: Dimensions and indicators]. Comunicar, Madrid, n. 39, p. 25-34, 2012. Disponível em http://dx.doi.org/10.3916/C39-2012-02-02. Acesso: 26 janeiro 2016.
  • [15] PRIMO, L. et al. Transmídia na Educação - Link para Inclusão. XIX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital 20 Florianópolis: Editora Edgard Blücher. 20 p. 609-617.
  • [16] PROSE, F. Para ler como um escritor. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
  • [17] RODRIGUES, P.; BIDARRA, J. Transmedia storytelling and the creation of a converging space of educational practices., 9(6), pp. 42-48. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 2014. 42-48.
  • [18] RYAN, M.-L. Will New Media produce New Narratives. In: RYAN, M.-L. Narratives across Media: the Languages of Storytelling. Lincoln Nebraska: University of Nebraska Press, 2004. p. 337-359.
  • [19] RYAN, M.-L. Avatars of Story. Minneapolis MN: University of Minnesota Press, 2006.
  • [20] RYAN, M.-L. Transmedial Storytelling and Transfictionality. Poetics Today, 34, n. 3, 2013. 361-388.
  • [21] SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal - aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2013.
  • [22] TANENBAUM, J. G. Identity Transformation and Agency in Digital Narratives and Story Based Games. Tese. Burnaby: Simon Fraser University, 2015.
  • [23] WAKI, F. Os heróis gregos e anglo-saxões ou as transformações de um paradigma. Dissertação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2015.
Como citar:

Primo, Lane; Fadel, Luciane Maria; Ulbricht, Vânia; "POTENCIALIDADES DA POÉTICA TRANSMÍDIA PARA AUXILIAR O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E O DESIGN INSTRUCIONAL", p. 412-425 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0042

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações