Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Potencial antagonista de leveduras frente a Fusarium graminearum

Oliveira, Andressa Jacqueline de ; Gimenes, Danielle Cardoso ; Hirozoawa, Melissa ; Macagnan, Rafaela ; Ono, Elisabete Yurie Sataque ;

Resumo:

Fusarium graminearum é um importante fitopatógeno, capaz de produzir micotoxinas que contaminam grãos e seus derivados. As leveduras podem ser utilizadas como agentes antagonistas, uma vez que apresentam capacidade de inibição do crescimento microbiano por diversos mecanismos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial antagônico de leveduras (33 isolados de diferentes fontes) frente a duas cepas de Fusarium graminearum (FSP 27 e FRS 26). Discos de oito milímetros de ágar batata dextrose (BDA) contendo F. graminearum foram colocados no centro de placas de Petri com ágar Sabouraud (inoculadas previamente com 1mL de cultivo de leveduras). As placas foram incubadas durante sete dias a 25°C. Decorrido o tempo de incubação, o diâmetro do crescimento fúngico foi medido, sendo posteriormente calculada a percentagem de inibição do crescimento (quociente da diferença do diâmetro da colônia do controle e do diâmetro da colônia do tratamento, dividido pelo diâmetro da colônia do controle multiplicado por 100). Das 33 leveduras avaliadas, 19 leveduras (9 isoladas de milho verde; 6 de solo; 3 de gérmen de milho; 1 de panificação) apresentaram 100% de inibição do crescimento de F. graminearum FSP27; 16 leveduras (8 isoladas de milho verde; 5 de solo; 1 do gérmen de milho; 2 de panificação) de F. graminearum FRS26. Um total de 14 leveduras apresentou 100% de inibição de ambas as cepas. As percentagens de inibição variaram de 61,7 a 100% para isolados de milho verde; 70 a 100% para leveduras isoladas de solo; 66,6 a 100% para isolados de gérmen de milho e 58,3 a 100% de inibição para leveduras de panificação. A cepa FSP27 mostrou-se mais sensível frente às leveduras avaliadas. As leveduras utilizadas no presente estudo apresentaram potencial antagônico frente a F. graminearum, indicando a possibilidade de sua aplicação em produtos destinados à alimentação animal.

Resumo:

Palavras-chave: leveduras, antibiose, Fusarium graminearum,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22196

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, Andressa Jacqueline de; Gimenes, Danielle Cardoso; Hirozoawa, Melissa; Macagnan, Rafaela; Ono, Elisabete Yurie Sataque; "Potencial antagonista de leveduras frente a Fusarium graminearum", p. 382 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22196

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações