Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
PLANAPS: Design de Jogos e da Informação na visualização de dados e criação de estratégias na Saúde Primária
PLANAPS: Game and Information Design in data visualization and creation of strategies in Primary Health
Carneiro, Alexander C. ; Távora, Lyliam G. F. ; Falcão, Thiago P. ;
CIDI 2025:
Os serious games, ou jogos sérios, são uma categoria de jogos que priorizam finalidades para além do entretenimento. Exemplos incluem jogos educativos, de treinamento e iniciativas de gamificação. Este artigo busca discutir o papel dos jogos sérios na criação e implementação de políticas públicas, especialmente no âmbito da saúde. Para isso, reconta o desenvolvimento do projeto gráfico do jogo PLANAPS - Planejamento Estratégico na Saúde Primária, desenvolvido em parceria com a FIOCRUZ Pernambuco com o intuito de auxiliar no gerenciamento estratégico da saúde primária, funcionando como uma ferramenta facilitadora de visualização de dados e organização da informação de forma interativa.
CIDI 2025:
Serious games are a category of games that prioritize purposes other than entertainment. This article discusses their role in the creation and implementation of public policies, especially in the health field. To this end, it recounts the development of the graphic design of the game PLANAPS - Strategic Planning in Primary Health, developed in partnership with FIOCRUZ Pernambuco with the aim of assisting in the strategic management of primary health, functioning as a tool to facilitate data visualization.
Palavras-chave: Design de jogos, saúde pública, serious games, ,
Palavras-chave: Game design, public health, serious games,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091119
Referências bibliográficas
- [1] de Bono, E. (1985). Six Thinking Hats: An Essential Approach to Business Management. Little, Brown, & Company.
- [2] Dormentes(PE) / Cidades e Estados (2023). Instituto Brasifeiro de Geografia e Estatistica(IBGE). Disponivel em
- [3] Dormentes(PE) / Brasil / Pernambuco (2022). Gov.br. Disponivel em
- [4] Dormentes 2022: Melhor saúde do Vale do São Francisco[...] (2022). Prefeitura de Dormentes. Disponivel em
- [5] Egenfeldt-Nielsen, S., Smith, J. & Tosca, S.(2008). Understanding video Games: the essential introduction. Routledge. Nova York. Eua. Disponivel em
- [6] Farias, L. (2023) O SuperSUS na construção de processos para comunicação e saúde com o público jovem. ARCA, repositório institucional da Fiocruz. Disponivel em
- [7] Garone, P. M., Poubel A. E., Junior, W. P. (2013) O Design da Informação no Design de Jogos: Um estudo de aplicação no desenvolvimento de interfaces. SBC – Proceedings of SBGames. Disponível em
- [8] Gee, J. & Shaffer, D. (2010). Looking where the light is bad: video games and the future of assessment, Madison: university of wisconsin-Madison. Disponível em:
- [9] Goldchmit, S. (2024). Design da informação para saúde: imaginando e criando novas formas de cuidado, InfoDesign. Vol 21 no 1. Disponivel em
- [10] Laamarti, F., Eid, M. & Shadik, A. (2014) An Overview of Serious Games. International journal of computer games technology. Disponivel em
- [11] Lieberman D.(2001) Management of chronic pediatric diseases with interactive health games: theory and research findings. Journal of Ambulatory Care Management. 24(1):26-38. Disponivel em
- [12] Mason, R. C. (2018) Wargaming: its history and future. The International Journal of Intelligence, Security, and Public Affairs, 20(2), 77–101.
- [13] Moreira, S. S., Oliveira M.C (2016) The Truthful Art: Data, Charts and Maps for Communication. InfoDesign. Vol. no 14 Disponivel em
- [14] Nausika Educational Foundation (n.d.). About us / Nausika. Disponivel em
- [15] ORIBE, Claudemir Y. ( 2004) Diagrama de Árvore: a ferramenta para os tempos atuais. Banas Qualidade, São Paulo: Editora EPSE, ano XIII, n. 142, p. 78-82.Disponível em:
- [16] Pazmino, A. V., Pupo, R., Medeiros, I. (2014) MODELOS DE DIVERSAS FIDELIDADES NO PROCESSO DE DESIGN INTERATIVO, 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Blucher Design Proceedings, Volume 1, p. 1136-1143, ISSN 2318 6968, Disponivel emSawyer, b. & Smith, P,( 2008). Serious Games taxonomy. Disponível em
- [17] Shaffer, D. (2010). Epistemic frames for epistemic games. Sciencedirect - Computers & Education 46(223-234). Disponivel em
- [18] Schell, J.(2008) The Art of Game Design: A Book of Lenses. Elsevier Inc. Burlington, MA, EUA
- [19] Sicart, M. (2021). Playful Capitalism, or Play as an Instrument of Capital. Contracampo – Brazilian Journal of Communication, v. 40, n. 2.
- [20] Sobre a prefeitura (2024). Prefeitura de Dormentes. Disponivel em
- [21] Srnicek, Nick. (2017) Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 171 p.
- [22] Tan, E. (2019). Play the City. Architekturen.
- [23] Ulicsak, M. & Wright, M. Games in Education: Serious Games. Futurelab & NEFR - Nacional foundation for educational research. Disponível em
- [24] Vasconcellos, M., Carvalho, F. & Araújo, I. (2018) O jogo como prática de saúde. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro.
Como citar:
Carneiro, Alexander C.; Távora, Lyliam G. F.; Falcão, Thiago P.; "PLANAPS: Design de Jogos e da Informação na visualização de dados e criação de estratégias na Saúde Primária", p. 899-913 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091119
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
