Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

PANORAMA DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS SÉRIOS

OVERVIEW OF ERGONOMICS AND USABILITY IN THE DEVELOPMENT OF SERIOUS GAMES

Faust, Mst. Fernanda Gomes; Sierra, Bcr. Isabella de Souza; Merino, Eugenio Andrés Diaz; Nickel, Dr. Elton Moura; Ferreira, Dr. Marcelo Gitirana Gomes;

Artigo Completo:

Motivado pelo crescente número de pesquisas em jogos sérios, este artigo objetiva apresentar um panorama, a partirde revisão da literatura, da relação dos temas ergonomia, usabilidade e jogos sérios. Quando relacionado àergonomia, o tema ainda é novo e possui potencial de aprofundamento. A maior parte dos estudos encontradosempregam: usabilidade, UX e design participativo.

Artigo Completo:

Motivated by the emergence of serious games, this article aims to present an overview of a literature review of therelationship of the themes ergonomics, usability and serious games. When it comes to ergonomics, the theme is stillnew and has potential for deepening. Most studies found employ: usability, UX, and participatory design.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Ergonomia, Usabilidade,

Palavras-chave: Serious games, Ergonomics, Usability,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0003

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241-11: requisitos ergonômicos para trabalho de escritórios com computadores: parte 11 – orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, p.3, 2002.
  • [2] ALBERT EINSTEIN (Org.). A importância da reabilitação física. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2015.
  • [3] AMORIM, Rosa. Reabilitação. Nascer e Crescer: Revista do Hospital da Crianças Maria Pia, Porto, v. , n. 3, p.189-191, 2010.
  • [4] ARAUJO, F.S. Avaliação da Experiência do Usuário: Uma proposta de sistematização para o processo de desenvolvimento de produtos.
  • [5] Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção, Florianópolis, 2014.
  • [6] BLASKO-DRABIK, H. et al. Investigating the Impact of Self-Efficacy in Learning Disaster Strategies in an On-Line Serious Game.
  • [7] Proceedings Of The Human Factors And Ergonomics Society Annual Meeting, [s.l.], v. 57, n. 1, p.1455-1459, 1 set. 2013. SAGE Publications. DOI: 10.1177/1541931213571325.
  • [8] BROWNE, Kevin; ANAND, Christopher; GOSSE, Elizabeth. Gamification and serious game approaches for adult literacy tablet software.
  • [9] Entertainment Computing, [s.l.], v. 5, n. 3, p.135-146, ago. 2014. Elsevier BV. DOI: 10.1016/j.entcom.2014.04.003.
  • [10] GOMES FILHO, J. Ergonomia do objeto: Sistema técnico de leitura Ergonômica. São Paulo: Escrituras, 20
  • [11] GONZÁLEZ, Carina S. et al. The importance of human factors to enhance the user experience in videogames. In: COMPUTERS IN EDUCATION (SIIE), 2012 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON, 1., 2012, Andorra La Vella. Computers in Education (SIIE). Usa: Ieee, 2012. p. 1 - 4.
  • [12] GRAAFLAND, Maurits; BEMELMAN, Willem A.; SCHIJVEN, Marlies P.. Appraisal of Face and Content Validity of a Serious Game Improving Situational Awareness in Surgical Training.
  • [13] Journal Of Laparoendoscopic & Advanced Surgical Techniques, [s.l.], v. 25, n. 1, p.43-49, jan. 2015. Mary Ann Liebert Inc. DOI: 10.1089/lap.2014.0043.
  • [14] HENDRICK, Hal,W. Boa Ergonomia é Boa Economia. ABERGO Janeiro. 2003.
  • [15] IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed.
  • [16] São Paulo: E. Blucher, 2005.
  • [17] IMBEAULT, Frederick; BOUCHARD, Bruno; BOUZOUANE, Abdenour. Serious games in cognitive training for Alzheimer's patients. 2011 Ieee 1st International Conference On Serious Games And Applications For Health (segah), [s.l.], p.1-8, nov. 2011. IEEE. DOI: 10.1109/segah.2011.6165447.
  • [18] JORDAN, Patrick W. An introduction to usability. London: Taylor & Francis, 1998 KHALED, Rilla; VASALOU, Asimina. Bridging serious games and participatory design.
  • [19] International Journal Of Child-computer Interaction, [s.l.], v. 2, n. 2, p.93-100, maio 2014.
  • [20] Elsevier BV. DOI: 10.1016/j.ijcci.2014.03.001.
  • [21] KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada. In: KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações Capítulo. Petrópolis: Sbc, 2007. p. 2-
  • [22] LAKHMANI, S.; SANCHEZ, A.; RAYBOURN, E. M.. The Effect of Realistic and Fantastical Narrative Context on Perceived Relevance and Self-Efficacy in Serious Games. Proceedings Of The Human Factors And Ergonomics Society Annual Meeting, [s.l.], v. 56, n. 1, p.2522-2526, 1 set. 2012. SAGE Publications. DOI: 10.1177/1071181312561523.
  • [23] LAVILLE, A. Ergonomia. São PPaulo, EPU, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1977.
  • [24] MACHADO, Ricardo Nagel. PROPOSTA DE SISTEMA BASEADO NA PLATAFORMA KINECT PARA SUPORTE A REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM PATOLOGIAS LIGAMENTARES NOS JOELHOS. 2013. 101 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal da Santa Catarina, Araranguá, 2013
  • [25] MERINO, E.A.D. Fundamentos da Ergonomia.
  • [26] Material de Aula acessado em 2015.
  • [27] MONTEIRO JUNIOR, Renato Sobral et al. Efeito da Reabilitação Virtual em Diferentes Tipos de Tratamento. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, São Caetano do Sul, p.56-63, set, 2011.
  • [28] MORENO-GER, Pablo et al. Usability Testing for Serious Games: Making Informed Design Decisions with User Data. Advances In Humancomputer Interaction. New York, p. 1-13. 11 out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2015.
  • [29] NUNES, Fátima L. S. et al (Ed.). Aplicações Médicas usando Realidade Virtual e Realidade Aumentada. In: KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações Capítulo. Petrópolis: Sbc, 2007. p. 223-255.
  • [30] OLSEN, Tanner; PROCCI, Katelyn; BOWERS, Clint. Serious Games Usability Testing: How to Ensure Proper Usability, Playability, and Effectiveness. In: MARCUS, Aaron (Ed.). Design, User Experience and Usability: Theory, Methods,
  • [31] Tools and Practice. Orlando: Springer, 2011. p. 625-634.
  • [32] PAVLAS, D. et al. The Play Experience Scale: Development and Validation of a Measure of Play.
  • [33] Human Factors: The Journal of the Human
  • [34] Factors and Ergonomics Society, [s.l.], v. 54, n. 2, p.214-225, 10 fev. 2012. SAGE Publications. DOI: 10.1177/0018720811434513.
  • [35] POMPEU, J.e. et al. Feasibility, safety and outcomes of playing Kinect Adventures!™ for people with Parkinson's disease: a pilot study.
  • [36] Physiotherapy, [s.l.], v. 100, n. 2, p.162-168, jun. 2014. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.physio.2013.10.003. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.
  • [37] POPOVIC, V. Product Evaluation Methods and Their Applications. 1997 RÜPPEL, Uwe; SCHATZ, Kristian. Scenario Builder for generating realistic serious game settings for fire safety applications. In: 8TH INTERNATIONAL WORKSHOP OF THE EUROPEAN GROUP FOR INTELLIGENT COMPUTING IN ENGINEERING, EG-ICE 2011, 18., 2011, Netherlands. 18th International Workshop of the European Group for Intelligent Computing in Engineering, EG-ICE 2011.
  • [38] Netherlands: Universiteit Twente, 2011. p. 1 - 9.
  • [39] SANTOS, N. & FIALHO, F. A. P., Manual de Análise Ergonômica no trabalho. Curitiba (PR): Genesis, 1995 SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A book of lenses. Sn: Morgan Kaufmann, 2008.
  • [40] SERRET, Sylvie et al. Facing the challenge of teaching emotions to individuals with low- and high-functioning autism using a new Serious game: a pilot study. Molecular Autism, [s.l.], v. 5, n. 1, p.37-54, 2014. Springer Science + Business Media. DOI: 10.1186/2040-2392-5-37.
  • [41] TOLENTINO, Grassyara Pinho et al. Usability of Serious Games for Health. In: 2011 THIRD INTERNATIONAL CONFERENCE ON GAMES AND VIRTUAL WORLDS FOR SERIOUS APPLICATIONS, 3., 2011, Washington. VSGAMES'11.Washington: Ieee, 2011. p. 172 - 175.
  • [42] TULLIS, Thomas; ALBERT, Willian. Measuring the user experience: collecting, analyzing, and presenting usability metrics. Burlington: Morgan Kaufman, 2008.
  • [43] TONG, Tiffany; CHIGNELL, Mark. Developing a Serious Game for Cognitive Assessment: Choosing Settings and Measuring Performance.
  • [44] In: PROCEEDINGS OF THE SECOND INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF CHINESE CHI, 14., 2014, Toronto. Chinese CHI. New York: Acm, 2014. p. 70 - 79.
  • [45] TORRENTE, Javier et al. Evaluation of semiautomatically generated accessible interfaces for educational games. Computers & Education, [s.l.], v. 83, p.103-117, abr. 2015. Elsevier BV. DOI: 10.1016/j.compedu.2015.01.002.
  • [46] WATTANASOONTORN, Voravika et al. Serious games for health. Entertainment Computing, [s.l.], v. 4, n. 4, p.231-247, dez. 2013. Elsevier BV. DOI: 10.1016/j.entcom.2013.09.002. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2015.
Como citar:

Faust, Mst. Fernanda Gomes; Sierra, Bcr. Isabella de Souza; Merino, Eugenio Andrés Diaz; Nickel, Dr. Elton Moura; Ferreira, Dr. Marcelo Gitirana Gomes; "PANORAMA DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS SÉRIOS", p. 18-29 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações