CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Painel de Navegação Emocional: Uma Abordagem Conceitual para Analisar Comunidades Virtuais de Apoio

Emotional Navigation Panel: A Conceptual Approach to Analyzing Virtual Support Communities

Neves, Renata A. ; Damazio, Vera M. M. ; Borges, Rafaela S. ;

CIDI 2025:

Este artigo propõe um painel conceitual para visualizar a trajetória emocional de mães em comunidades virtuais de apoio após o diagnóstico de surdez de seus filhos. A partir de uma perspectiva de Design Emocional e ancorado em experiência pessoal, o estudo destaca o potencial do software LIWC (Linguistic Inquiry and Word Count) na análise de postagens. Demonstra-se como esta ferramenta pode mapear e exibir mudanças emocionais em dados de 2015 e 2020, oferecendo insights valiosos para moderadores e pesquisadores. A proposta visa aprimorar estratégias de suporte, reforçando o papel das comunidades virtuais na promoção de aceitação e empoderamento de mães de crianças com deficiência auditiva.

CIDI 2025:

This article proposes a conceptual dashboard to visualize the emotional journey of mothers in virtual support communities after their children's deafness diagnosis. Drawing from an Emotional Design perspective and rooted in the author's personal experience, the study highlights the potential of LIWC (Linguistic Inquiry and Word Count) software in analyzing posts. It demonstrates how this tool can map and display emotional changes in data from 2015 and 2020, offering valuable insights for moderators and researchers. The proposal aims to enhance support strategies, reinforcing the role of virtual communities in promoting acceptance and empowerment among mothers of children with hearing impairments.

Palavras-chave: Comunidades Virtuais de Apoio, Comunidades de Apoio à Surdez, Design Emocional, Design de Interação, LIWC,

Palavras-chave: Virtual Support Communities, Deafness Support Communities, Emotional Design, Interaction Design, LIWC,

DOI: 10.5151/cidi2025-1088211

Referências bibliográficas
  • [1] Aiello, A. L., & Ferrari, G. (2015). Telessaúde em audiologia: avaliação da eficácia de uma rede social online como apoio aos pais de crianças candidatas ao implante coclear. CoDAS, 27(5).
  • [2] Andrade, A., & Vaitsman, J. (2002). Apoio social e redes: conectando solidariedade e saúde. Ciência e Saúde Coletiva, 7(4), 925-934.
  • [3] Biondi, M. L., & Ries, R. (2018). Desconstruções do feminino: uma leitura das postagens de mães de crianças autistas no Facebook. Mediápolis, 7, 139-15
  • [4] Boyd, R. L. (2022). The development and psychometric properties of LIWC-22. Texas: LIWC App.
  • [5] Campbell, R. S., & Pennebaker, J. W. (2003). The secret life of pronouns: flexibility in writing style and physical health. Psychological Science, 14.
  • [6] Chung, C. K., & Pennebaker, J. W. (2007). The psychological functions of function words. In K. Fiedler (Ed.), Social communication (pp. 343-359). New York: Psychology Press.
  • [7] Freitas, M. (2020). ""Toda mãe de autist sabe do que eu estou falando"": narrativas
  • [8] compartilhadas por mães de autistas em uma plataforma digital de vídeos [Dissertação de mestrado, IFF/Fiocruz]. Rio de Janeiro.
  • [9] Gonzales, A. L., Hancock, J. T., & Pennebaker, J. W. (2010). Language style matching as a predictor of social dynamics in small groups. Communication Research, 19(3).
  • [10] Luterman, D. (1999). Counseling families with a hearing-impaired child. In M. S. Wogalter (Ed.), Early identification and intervention of hearing-impaired infants (Vol. 33, No. 6).
  • [11] Neves, R. de A., & Damazio, V. M. M. (2023). Conexões empoderadoras: fortalecendo comunidades virtuais de apoio com estratégias de design. Estudos em Design, 32(1).
  • [12] Paiva e Silva, A. B., et al. (2008). Surdez: relato das mães frente ao diagnóstico. Estudos de Psicologia, 13.
  • [13] Pennebaker, J. W. (2011). The secret life of pronouns: what our words say about us. Londres: Bloomsbury Press.
  • [14] Shi, C., & Khoo, E. (2023). Words for the hearts: a corpus study of metaphors in online depression communities. Frontiers in Psychology,
  • [15] Silva, C. C., & Borges, F. T. (2017). Análise temática dialógica como método de análise de dados verbais em pesquisas qualitativas. Linhas Críticas, 23(51), 245-267.
  • [16] Smith, E. R., et al. (2021). A newly developed online peer support community for depression (Depression Connect): qualitative study. Journal of Medicine Internet Research, 23(7).
  • [17] Soldaini, L., et al. (2018). Helping or hurting? Predicting changes in users’ risk of self-harm through online community interaction. Proceedings of the Fifth Workshop on Computational Linguistics and Clinical Psychology: From Keyboard to Clinic (pp. 194-203), New Orleans, LA.
  • [18] Swol, L. M., & Kane, A. A. (2019). Language and group processes: an integrative, interdisciplinary review. Small Group Research, 50(1).
  • [19] Tausczik, Y. R., & Pennebaker, J. W. (2010). The psychological meaning of words: LIWC and computerized text analysis methods. Journal of Language and Social Psychology, 29, 24-54.
  • [20] Vogel, E. A., & Pechmann, C. (2021). Application of automated text analysis to examine emotions expressed in online support groups for quitting smoking. Journal of the Association for Consumer Research, 6(3).
Como citar:

Neves, Renata A.; Damazio, Vera M. M.; Borges, Rafaela S.; "Painel de Navegação Emocional: Uma Abordagem Conceitual para Analisar Comunidades Virtuais de Apoio", p. 1583-1606 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1088211

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações