Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS PARA AUMENTAR A RENTABILIDADE DE PROJETOS DE INJEÇÃO DE ÁGUA APÓS O VAPOR EM RESERVATÓRIOS DE ÓLEO PESADO

RODRIGUES, M. A. F. ; GALVÃO, E. R. V. P. ;

Artigo:

Muitas das reservas de hidrocarbonetos existentes no mundo são formadas por óleos pesados . Entre os métodos térmicos usados para recuperar esses recursos, a injeção de vapor tem sido a principal alternativa economicamente viável. A fim de manter os níveis de produção de óleo e reduzir os custos deste método, a injeção de água tem sido utilizada junto ao vapor. Neste trabalho, foi realizada uma otimização dos parâmetros operacionais tais como vazão de vapor, vazão de água e completação do poço injetor para a produção de óleo pesado em um modelo de reservatório semissintético com características semelhantes às encontradas na Bacia Potiguar, utilizando o processo de injeção de vapor seguido por água. As respostas analisadas foram a Recuperação de óleo e o Valor Presenbte Líquido (VPL). Verificou-se, através de Superfícies de Resposta, que uma maior rentabilidade do projeto é obtida na interação entre elevados valores de vazão de injeção de vapor e completação na base do reservatório.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1516-18914-153278

Referências bibliográficas
  • [1] Galvão, E. R. V. P. Injeção de vapor e solvente como método de recuperação avançada em reservatório de óleo pesado. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de petróleo) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Rodrigues, M. A. F. Análise de viabilidade de injeção de fluidos alternativos ao vapor em reservatórios de óleo pesado. 209 f. Tese (Doutorado em Engenharia de petróleo) – Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Como citar:

RODRIGUES, M. A. F.; GALVÃO, E. R. V. P.; "OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS OPERACIONAIS PARA AUMENTAR A RENTABILIDADE DE PROJETOS DE INJEÇÃO DE ÁGUA APÓS O VAPOR EM RESERVATÓRIOS DE ÓLEO PESADO", p. 12576-12583 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1516-18914-153278

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações